Professores do IFPR publicam obras literárias – Campus Umuarama

projeto

Professores do IFPR publicam obras literárias

Os professores do Instituto Federal do Paraná, Claudio Mangini, Samuel Soares e Máriam Trier, publicarão a coleção de livros infantis ilustrados “Mãe, como faz?” neste dia 15 de outubro, Dia do Professor, às 15h pelo canal do youtube da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPR. A coleção é composta por 9 volumes: como faz vidro, papel, metal, plástico, chuva, dia e noite, luz rua e casa.

A apresentação da obra foi feita pelo servidor do IFPR, Campus Umuarama, Júnior Cézar Castilho. “Ao unir a inocente curiosidade infantil, com suas perguntas desconcertantes, aos primeiros passos do saber científico, vai revelando lições vitais de sustentabilidade e atitudes cidadãs inspiradoras do uso consciente dos recursos naturais. Relembra, em cada um dos 9 volumes esmeradamente ilustrados, o papel ativo da família na educação infantil, dando pistas claras de que é possível, com atitudes muito simples, construir um mundo melhor a partir do quintal de nossa casa”, escreve Castilho.

A coleção faz parte do projeto de pesquisa dos autores intitulado “Produção de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambiental”, que já teve outras publicações, como “As aventuras de Téo e Sofia” com tradução para Libras, e o capítulo “Educação não formal por meio de produção de literatura infantojuvenil ilustrada”, do livro “Direitos Humanos e Educação: desafios, diálogos e práticas”, da Editora do IFPR.

Os livros terão distribuição gratuita como e-books por download da página do IFPR, campus Umuarama.
Calendário ambiental

No mesmo dia e horário, a professora Máriam ainda fará o lançamento de uma obra sobre educação ambiental, “Calendário Ambiental e Metodologias […]Ativas: proposta para uma nova educação”, pela Editora do IFPR.

O livro, prefaciado pelo Pró-Reitor de Ensino do IFPR, Amarildo Pinheiro Magalhães, tem como objetivo reunir informações ambientais, tendo como base um calendário de datas comemorativas (ou como alertas) relacionadas ao meio ambiente e propor a utilização de metodologias […]ativas de ensino e aprendizagem que possam promover a educação integral e holística do estudante de forma transdisciplinar. Por essa grafia “[…]ativas” a autora quis englobar outras palavras além da palavra ativa, como colaborativa, participativa, criativa, integrativa, significativa.

No último capítulo são apresentadas sugestões de material didático (livros e filmes) como suporte às discussões e práticas, bem como indicação de leitura para os estudantes.

O livro estará disponível para download, gratuitamente, na página da Editora do IFPR ou ainda, na página do projeto Literando.