GEA – Campus Umuarama

Atualizado em

Projeto: Grupo de Estudos de Astronomia

Coordenadores: Otávio Akira Sakai e Diane Belusso

Descrição: O Grupo de Estudo de Astronomia (GEA) visa desenvolver junto aos alunos do IFPRcampus Umuarama e estudantes da cidade o estímulo aos estudos de Astronomia e suas ciências correlacionadas: Física e Geografia. O projeto de extensão é planejado e coordenado pelo professor de física: Otávio Akira Sakai, que fará a manutenção do projeto no âmbito qualitativo e as ações que os bolsitas e colaboradores realizarão. Todo o suporte em relação aos conteúdos de Física e Matemática, como por exemplo: história da astronomia, noções de volume, espaço e tempo, magnetismo, óptica geométrica (formação de imagens), construção de maquete do sistema solar, relógios solares, lunetas, foguetes, entre outros, será realizado pelo mesmo. Juntamente com a professora Diane Belusso, formada em geografia, que fornecerá conhecimentos sobre astronomia de posição e ajudará o coordenador nas ações de orientação dos bolsistas e alunos do projeto. Ainda, o professor Claudio Luiz Mangini, com formação em design, terá sua função na oficina de construção de um possível relógio solar no campus Umuarama. Ele ajudará os alunos na questão do desenho e execução do relógio solar.

Palavraschaves: astronomia, ensino, física, geografia

Objetivo:

O Grupo de Estudo de Astronomia (GEA) visa desenvolver junto aos alunos do IFPRcampus Umuarama o estímulo aos estudos de Astronomia e suas ciências correlacionadas: Física e Geografia.

Objetivos específicos:

Ensinar Astronomia para os estudantes do Ensino Médio.

Formar um Grupo de Estudos de Astronomia em Umuarama.

Promover o acesso a informações teóricas de Astronomia e participar de seções de observação com telescópio.

Capacitar os bolsistas para que futuramente sejam monitores em ações abertas ao público.

Conhecer melhor o planeta e o universo no qual vivemos

Metodologia: As ações do grupo é através de preparação de monitores bolsistas para palestras, cursos e oficinas. Além disso, observações astronômicas, pesquisa e divulgação da astronomia.

Públicoalvo: Estudantes, docentes e cidadãos da cidade de Umuarama e região.

Parceiros: Claudio Luiz Mangini

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.