IFPRádio – Campus Umuarama

IFPRádio

Atualizado em

Copiado!

Projeto: IFPRádio
Programa cultural de rádio

Coordenadora:
Profa. Máriam Trierveiler Pereira

Descrição:
O IFPRádio é um projeto que fez parte do programa Faça Arte no IFPR de 2011 a 2017 e que agregou programa de rádio com intenção de produção e difusão artística e cultural. O projeto IFPRádio contou com programas semanais de 30 minutos sobre músicas flamencas, árabes, indianas, latinas e world music. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com a Rádio Universitária Paranaense (RUP FM 107,7) da Universidade Paranaense (UNIPAR), onde os programas foram gravados e editados. Em 2018 o projeto ficou suspenso e foi retomado em 2019 por interesse de estudantes em divulgar temas sobre meio ambiente, educação e cinema. Portanto, o objetivo ao longo de 2019 foi difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e filmes nacionais de curta-metragem dos projetos de extensão IFPipoca e Cine Arte. O programa de rádio atinge grande extensão geográfica, pois pode ser ouvido pela página da RUP na internet em tempo real (www.rup.org.br) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/radiouniversitariaparanaense). Em 2020, esse projeto será suspenso em Umuarama e será iniciado outro, no mesmo formato, em Curitiba.

Palavras-Chave: Arte, Cinema, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Radiodifusão.

Objetivos:
O objetivo geral desse projeto é difundir temas culturais e educativos para a população em geral.

Metodologia:
O projeto aconteceu permanentemente com calendário anual de 2011 a 2017 com produção e gravação de programas sobre a Arte Flamenca. A cada ano foram definidos novos temas para abordagem no programa, como entrevistas, pesquisas sobre artistas flamencos, geografia e história da Espanha, gastronomia, entre outros.

Em final de 2017 o programa foi suspenso.

Entretanto, por interesse de estudantes, o programa foi retomado em 2019 com novas propostas. Os temas abordados pelos programas produzidos foram meio ambiente, educação e cinema.

Em 2019 também foi concluída a revisão do manuscrito “Arte Flamenca: 7 anos de 107,7”, a ser lançado em 2020 como e-book pela Editora do IFPR.

Público-alvo:
Ouvintes da Rádio Universitária Paranaense de Umuarama e região, onde atinge a frequência FM 107,7; Ouvintes de outras cidades, estados e países por meio das páginas de divulgação da Rádio Universitária Paranaense, onde a programação acontece em tempo real assim que a página é acessada.

Participação discente:

A iniciativa de retomar o projeto foi de estudantes do 4° ano do curso técnico em Química. Eles se interessaram pelo veículo de comunicação para divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abordados durante as aulas de Gestão Ambiental ministrada pela coordenadora do projeto. Esse programa de rádio foi batizado como “ODS: Atitude Sustentável”. Durante oito minutos, aproximadamente, os estudantes davam dicas e informações de como a prefeitura e Umuarama estava atuando para atingir cada um dos dezessetes ODS.

Concomitantemente, a bolsista do projeto IFPipoca/Cine Arte manifestou motivação para continuar como voluntária e propôs utilizar o rádio para divulgação dos filmes nacionais de curta duração utilizados na Semana da Criança. Esse programa foi chamado “IFPipoca / Cine Arte: o filme é nosso!”. Ele foi elaborado para, entre 20 a 25 minutos, ser explicada a sinopse do vídeo e como poderia ser utilizado em aulas do ensino fundamental e médio. Como encerramento do programa, era tocada uma música que tivesse relação com o filme.

Dessa forma, os estudantes participam do projeto IFPRádio como pesquisadores e apresentadores de programa de rádio. Com auxílio do técnico da RUP FM 107,7 os programas foram formatados, gravados, editados e serão veiculados em 2020. Os estudantes atuaram, de forma voluntária, durante os respectivos períodos foram:

  • Lorena de Oliveira Fernandes: de agosto/2019 a dezembro/2019.
  • Paulo Ignácio Barreto de Lima: de maio/2019 a dezembro/2019.
  • Mariane Cardoso Elias: de maio/2019 a dezembro/2019.

Produções:
As produções do projeto IFPRádio foram:

  • produção e gravação de CDs de músicas flamencas: “As 100 Melhores do Programa Arte Flamenca (2011); “Programa Arte Flamenca 2012: Máriam Trier e convidados” (2012); “Cia de Dança IFPR Schubert: movimentando os segredos da alma” (2015);
  • gravação de vinhetas publicitárias;
  • pesquisa sobre os ODS, da ONU; entrevista com responsáveis pela Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Umuarama; gravação e edição de 17 programas “ODS: Atitude Sustentável”;
  • pesquisa sobre filmes nacionais de curta duração; gravação e edição de 26 programas “IFPipoca / Cine Arte: o filme é nosso!”;
  • gravação e edição de áudio para os espetáculos de dança: “Janelas para o Mundo” (2013); “Os Amores de Carmen” (2014); “Dance ou Estaremos Perdidos” (2014); “Movimentando os Segredos da Alma” (2015); “Emociones Flamencas” (2016); “Hoje é Arte-Feira” (2016); “Misturança” (2017); “Em Passos e Versos” (2018), “A Vida é Uma Dança” (2019), da Cia de Dança IFPR Schubert;
  • entrega de manuscrito corrigido do livro “Programa Arte Flamenca: 7 anos de 107,7” para a Chamada da Editora IFPR n° 01/2017.

Parceiros:
Rádio Universitária Paranaense

Para acessar a página da Rádio Universitária Paranaense, acesse: https://www.rup.org.br/

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.