IFPipoca / Cine Arte – Campus Umuarama

IFPipoca / Cine Arte

Atualizado em

Copiado!

Projeto: IFPipoca
Cinema

Coordenadora:
Júnior Cesar Castilho

Descrição:
O IFPipoca é um projeto vinculado ao programa “Faça Arte no IFPR”, cujo objeto é a exibição de filmes de longa e curta metragem nacionais, locados da Programadora Brasil, um órgão vinculado ao Ministério da Cultura. O pacote fornecido pela Programadora Brasil inclui 38 DVD’s, com um filme de longa e um filme de curta metragem, ou mais de um filme de curta metragem, separados por temas, com suas respectivas sinopses.

O projeto será realizado às sextas-feiras, das 14h30min às 17h30min, sendo que os primeiros 120 minutos serão para a exibição do(s) filme(s) e os restantes 60 minutos serão para um debate entre os colaboradores e a plateia. Podem ser apresentados mais de um filme de curta metragem por dia, desde que sejam do mesmo tema ou complementares, para que gerem um debate de alto nível.

Palavras-Chave: Produção artística e cultural. Artes visuais. Cinema. Crítica.

Objetivos:
O objetivo geral do projeto é sensibilizar a comunidade para que seja desenvolvido e/ou ampliado o senso crítico intelectual, social e cultural da população e também aumentar as opções de acesso à cultura e à arte para a população de Umuarama e região.

Esse objetivo se confunde com o objetivo do projeto Programadora Brasil, que é a disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Essa ação forma plateias, fomenta o pensamento crítico em torno da produção nacional, atende ao direito constitucional (acesso aos bens culturais) do cidadão brasileiro, ajudando-o a ter um comportamento crítico em relação à sociedade.

Os objetivos específicos são:

  • Propiciar o conhecimento de diversas formas de linguagem e expressão de que o cinema trata;
  • Desenvolver o senso artístico por meio do cinema;
  • Desenvolver e/ou ampliar o conhecimento de temas sociais, ambientais, políticos e filosóficos retratados nos filmes;
  • Propiciar o conhecimento de atores, diretores e animadores nacionais;
  • Difundir a cultura brasileira.

Metodologia:
Os filmes nacionais são exibidos mensalmente em dias de semana no teatro do Centro Cultural Schubert, espaço da Prefeitura Municipal de Umuarama. Os filmes de dança são exibidos mensalmente aos domingos. Todas as sessões são gratuitas.

Após a exibição do(s) filme(s) será realizado um debate entre os colaboradores do projeto e a plateia sobre o tema apresentado.

Não serão fornecidos certificados individuais, apenas para as instituições que levarem seus alunos/empregados, com os nomes dos participantes no verso, mediante solicitação.

Público-alvo:

Alunos e professores de escolas públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior. População em geral.

Sessões:
Sessões mensais gratuitas conforme programação anual prévia. Sessões gratuitas.

Parceiros:
Prefeitura Municipal de Umuarama
Fundação Cultural Schubert
Colégio Estadual Bento Mossurunga
Programadora Brasil

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.