Bolsistas e voluntários PIBIC-JR do campus Umuarama são premiados no XI FICIENCIAS – Campus Umuarama

Evento

Entre os dias 24 a 28 de outubro de 2022 aconteceu o XI FIciencias – Feira da Inovação das Ciências e Engenharias, na cidade de Foz do Iguaçu – PR, onde estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina apresentaram ideias criativas e inovadoras, contribuindo com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências.

A feira visa promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também, é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Os alunos bolsistas e voluntários Pibic-Jr: Mikael Bruno, Renan K. Konishi, Amanda De P. Sousa, Geovana M. De Brito, Felipe Aissa e Pedro A. S. Amaral, sob orientação dos professores doutores Marcela M. Terhaag e Otávio A. Sakai, foram finalistas na Feira com os projetos: 1- “Estudo da cinética de secagem das inflorescências e folhas da Lavandula dentata e Lavandula angustifolia e análise de compostos bioativos”; 2- “Determinação da atividade antioxidante (método DPPH) e composição química de óleos essenciais obtidos em plantas cultivadas no estado do Paraná” e 3-“Otimização da extração por ultrassom de compostos bioativos da Pfaffia glomerata”.

No trabalho apresentado pelos alunos Renan e Geovana foram determinados melhores tempos e potência para extração por ultrassom de compostos fenólicos e com atividade antioxidante em folhas, caules e inflorescências do ginseng-brasileiro, encontrado na região do Rio Paraná.

Este trabalho foi premiado durante a feira com o 2º lugar na área de Ciências Agrárias. Todos estes os projetos foram desenvolvidos no LACE- Laboratório de Cromatografia e Espectroscopia do Campus Umuarama, de caráter multiusuário e que contribui para pesquisas em nível de ensino médio, graduação e pós-graduação.