Docentes e estudantes do IFPR desenvolvem mapas táteis para auxiliar no ensino de Geografia para deficientes visuais – Campus Umuarama

projeto

O projeto de extensão “Geografia e inclusão” teve como objetivo produzir mapas táteis de representação do espaço local para pessoas com deficiência visual. A iniciativa foi pensada após ações realizadas junto a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama (Apadevi). Foram produzidos  três mapas táteis: “Brasil Político”, “Paraná e principais municípios” e “Umuarama e região” que poderão ser utilizados como materiais de apoio para as atividades desenvolvidas pela Apadevi. O uso de mapas táteis e/ou maquetes são ferramentas úteis para a compreensão do espaço por pessoas com deficiência visual, uma vez que estes se orientam, principalmente, a partir da percepção tátil.

O projeto foi coordenado pela professora Jaqueline Moritz (Campus Umuarama), Diane Belusso (Campus Umuarama) e Vagner Zamboni Berto (Campus Curitiba). Foram bolsistas as estudantes Maria Eduarda Brito Martins e Beatriz Rodrigues Garcia, ambas estudantes do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e ainda contou com a colaboração do professor Eduardo Goiano (Campus Umuarama).