Campus Umuarama participa do SDG-CHALLENGE 2021 – Campus Umuarama

sdg-challenge

Campus Umuarama participa do SDG-CHALLENGE 2021

A missão do SDG-Challenge é conectar e mobilizar estudantes e organizações para trabalharem juntos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Essas metas são estabelecidas para combater as mudanças climáticas e reduzir as desigualdades no mundo.

Nesse sentido, equipes de diferentes universidades se unem para trabalhar em conjunto em um desafio. Em 2021, com o tema “Cidades Sustentáveis”, a organização do SDG-Challenge desenvolveu uma “panela de pressão” especial, para que as equipes elaborassem propostas tangíveis e acionáveis que pudessem contribuir para os ODS.

Assim, no dia 17 de junho de 2021, ocorreram as apresentações das equipes SDG-Challenge, em um trabalho colaborativo que contou com parceiros internacionais: Universidade de Coventry da Inglaterra, Universidade de Gana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Umuarama. O desafio teve como foco principal a apresentação de um produto que pudesse ser a solução para a seguinte pergunta: “Como as cidades podem se preparar efetivamente para choques econômicos?”. Essa proposta teve o intuito contemplar, sobretudo, a meta número 11 dos ODS: “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. O desafio foi aceito por 3 equipes: Team Paraná, Team Acrra e Team Coventry. Vale ressaltar que todas as equipes contavam com representantes do Brasil, Gana e Inglaterra. Durante a final, todas as equipes apresentaram suas soluções diante de um júri profissional e o Team Paraná foi o vencedor.

A convite da professora Dra. Irene Caniatto (UNIOESTE), a professora Dra. Norma Barbado (IFPR Campus Umuarama) acompanhou as atividades e inseriu o estudante da Licenciatura em Ciências Biológicas Gustavo Vinícius Pereira Moreira no Team Coventry. Gustavo relata: “Para mim foi uma experiência maravilhosa, pois tive a oportunidade de conhecer a cultura de outros países e fazer amigos durante o desafio. Nosso alvo foi a construção de uma plataforma digital que pudesse ajudar a cidade de Coventry (Inglaterra) a desenvolver a economia local de forma sustentável, fortalecendo turismo local, promovendo um resgate da cultura. Essa plataforma possibilitaria uma valorização da cidade inglesa, fortalecendo sua economia”.

De acordo com a professora Norma Barbado a parceria foi muito relevante para o crescimento institucional, abrindo portas para novos desafios rumo à internacionalização dos trabalhos do IFPR Campus Umuarama. Durante as reuniões que antecederam o SDG-Challenge, Dra. Irene Carniatto fez o convite para trabalhos futuros envolvendo a UNIOESTE e o IFPR. Ela é Coordenadora da International Research Network on Climate Resilient Development (RIPEDRC) – Climate Resilience Network e Docente do Programa de Pós-graduação Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE.