NEABI promove palestra de abertura do Projeto Re-Existência – Campus Umuarama

neabi

NEABI promove palestra de abertura do Projeto Re-Existência

Com o objetivo de conhecer, compreender, e disseminar conhecimentos
sobre a construção do pensamento racial brasileiro, explorando todos os aspectos possíveis, sobre a expressiva contribuição que os afro-brasileiros deram ao desenvolvimento da identidade e da cultura do país, o projeto Re-Existência iniciará as suas atividades no próximo dia 25 de maio.

Para marcar a data será realizada a palestra “Resistir para existir: construindo estratégias para uma educação antirracista no Brasil.” que será proferida pelo Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe da Universidade Estadual de Maringá.

O Re-Existência: um desafio para atitudes antirracistas é um projeto de pesquisa com ações de extensão que terá ciclo de vida de 12 (doze) meses e será renovado a cada ano com novo tema acerca do assunto a ser explorado, sempre envolvendo a temática das relações étnico-raciais.

Para a realização das atividades propostas no projeto criou-se um grupo de estudos e pesquisa, composto por membros do NEABI Umuarama e membros de outras instituições convidadas e há possibilidade de pessoas interessadas ainda se unirem ao grupo.

O objetivo deste grupo é o estudo do tema escolhido por meio de leitura e debates realizados em reuniões ordinárias e independente das demais ações, as quais tem intuito de sanar dúvidas, permitir a interação entre IFPR e outras instituições, contribuir com a vida profissional e pessoal dos partícipes, além de ampliar a gama de informações que se pretende obter por meio dessa proposta as quais devem alcançar aplicabilidade para a educação e vida.

Sobre as ações

As ações serão realizadas de abril a setembro por meio de palestras, workshops, oficinas, e relatos de experiências, cujo encerrando culminará com o evento de extensão “Semana da Consciência Negra” onde serão apresentados resultados de todos os trabalhos realizados no decorrer do ano.

Neste ano de 2021, as atividades serão norteadas pela temática “Lei 10.369/2003: conceito, relevância, aplicabilidade, da teoria à prática. Com o desenvolvimento do projeto tem-se como propósito instigar os partícipes à produção de conteúdo de cunho científico sobre o tema e as experiências adquiridas a partir do projeto cujo foco é Educação, Relações Raciais e Antirracismo e, também de nortear as ações do NEABI do IFPR Campus Umuarama.

Transmissão da palestra

A transmissão da primeira palestra será ao vivo pelo Youtube: youtube.com/c/COMIFPRUmuarama.

Certificação

Haverá certificação referente a cada atividade que o indivíduo participar, desde que preencha o formulário de controle de frequência que será disponibilizado durante as palestras no chat.