Estudante do campus tem três trabalhos premiados com Mérito Científico durante o XIX Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar – Campus Umuarama

Iniciação Científica

Estudante do campus tem três trabalhos premiados com Mérito Científico durante o XIX Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar

Publicado em

Copiado!
Estudante Flavio de Souza Júnyor
Estudante Flavio de Souza Júnyor

O estudante do 4º ano do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Flavio de Souza Júnyor (18), teve três trabalhos científicos agraciados com o Prêmio Menção Honrosa devido seu mérito científico, durante o “XIX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIPAR”, realizado na modalidade remota neste ano, pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Paranaense, nos dias 29 e 30 de outubro de 2020.

Os trabalhos são frutos de uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná e a Universidade Paranaense com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde estudantes do Ensino Médio são selecionados para participarem de projetos científicos desenvolvidos dentro dos laboratórios de pesquisa de pós-graduação da UNIPAR.

Flavio desenvolve o projeto de pesquisa “Avaliação dos efeitos do extrato de carqueja sobre os neurônios mioentéricos de ratos expostos a fatores de risco de doenças cardiovasculares” como bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo de Melo Germano. O projeto tem como principal objetivo avaliar as alterações na quantidade e na dimensão de neurônios encontrados no sistema digestório de ratos induzidos ao diabetes e expostos ao tabagismo e a dieta hipercolesterolêmica, e, posteriormente, tratados com carqueja, visando encontrar um possível efeito neuroprotetor na espécie do extrato da planta. Também vem participando dos trabalhos, que ainda estão em fase inicial, envolvendo agora o uso do bisfenol e seus efeitos sobre o sistema nervoso entérico.

Os trabalhos premiados são:

QUANTIFICAÇÃO DE NEURÔNIOS GIEMSA+ DO JEJUNO DE RATOS EXPOSTOS AO DIABETES, TABAGISMO E HIPERCOLESTEROLEMIA TRATADOS COM Baccharis trimera

Autores: Flavio de Souza Júnyor, Paula Montanhini Favetta, Wesley Alves Trindade, Grazielli de Fatima Serenini, Natalia Namie Mizuguchi e Ricardo de Melo Germano.

https://sisweb02.unipar.br/eventos/anais/4683/html/21221.html

REDUÇÃO DA MASSA CORPORAL DE RATOS INDUZIDOS AO DIABETES E EXPOSTOS AO TABAGISMO E DIETA HIPERCOLESTEROLÊMICA TRATADOS COM CARQUEJA

Autores: Flavio de Souza Júnyor, Paula Montanhini Favetta, Marcelo Alberto Elias, Wesley Alves Trindade, Natalia Namie Mizuguchi e Ricardo de Melo Germano.

https://sisweb02.unipar.br/eventos/anais/4683/html/21431.html

POTENCIAL EFEITO TOXICOLÓGICO DO BISFENOL A NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Autores: Natalia Namie Mizuguchi, Paula Montanhini Favetta, Wesley Alves Trindade, Flavio de Souza Júnyor e Ricardo de Melo Germano.

https://sisweb02.unipar.br/eventos/anais/4683/html/21231.html

Ainda, neste ano, o estudante do Instituto Federal, juntamente com seu orientador Prof. Dr. Ricardo de Melo Germano e toda a equipe do laboratório de morfologia experimental do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos bioativos da Unipar (Paula Montanhini Favetta, Francislaine Aparecida dos Reis Lívero, Gustavo Ratti da Silva, Grazielli de Fátima Serenini, Edson Geronimo, Wesley Alves Trindade, Natalia Namie Mizuguchi, Luciana Kazue Otutumi, Andreia Assunção Soares) publicaram ainda na revista “Research, Society and Development” o artigo intitulado “Detection of myenteric plexus neurons in dyslipidemic, smoking, and diabetic rats treated with carqueja”. Disponível em (https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8093).

Topo