Estudantes do técnico em informática conquistam vaga para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica – Campus Umuarama

Olimpíada de Robótica

Estudantes Flávio Aguiar, Lucas Batista e Fábio Aguiar

No dia 16/10/2020, estudantes do curso técnico em informática conquistaram o 3° e 5° lugar na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), evento voltado para estudantes de ensino médio/técnico.

Com essa classificação, os alunos garantem a classificação para a etapa nacional da olimpíada, que será realizada no dia 10 e 14 de novembro.

A competição foi realizada durante dia todo de modo virtual, onde os competidores recebiam as pistas virtuais da competição e executavam os programas dos robôs totalmente online pela plataforma SBOTICS.

Barreiras foram vencidas durante essa pandemia, pois os próprios estudantes passaram a fazer reuniões online para o desenvolvimento e programação do robô antes da competição e durante o dia do evento.

Mesmo a participação sendo virtual, os estudantes se envolvem e sentem emoção, relatou o professor Marcelo Rafael Borth.

Conforme o estudante Fábio Aguiar: “Mesmo sendo uma competição virtual a emoção é a mesma, pois o simulador é bem feito e chega bem próximo das funções do robô real”.

O estudante Flávio Aguiar também relatou suas impressões: “Como competimos e desenvolvemos em casa, tivemos uma experiência de como é um trabalho Home Office, compartilhando informações e unindo cada código em sua respectiva função”.

O estudante Lucas Batista ainda completou: “Para mim foi uma experiência única de poder elaborar soluções para problemas reais usando a simulação e a lógica do robô”.