Estudantes do campus conquistam 1° lugar na jornada Arenito Trade Academy – Campus Umuarama

Estudantes do campus conquistam 1° lugar na jornada Arenito Trade Academy

Adriano Márcio Rigoto, Aline Fernanda Barbosa e Jaqueline Menezes

Estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS do IFPR Campus Umuarama, conquistaram no último dia 21/10/2020 o primeiro lugar na Jornada Arenito Trade Academy (Empreendendo a Jornada Acadêmica), um evento voltado para universitários.

A jornada foi promovida pelo Sebrae em parceria com Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Unipar, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade Estadual do Paraná (UEM).

A Jornada iniciou-se no dia 25/08/20 e contou com palestras, mentorias, oficinas, tutorias e cursos oferecidos por profissionais de diversas áreas com objetivo de capacitar os participantes para apresentarem soluções inovadoras ou propostas de modelos de negócio para o comércio varejista de Umuarama e região.

Com o projeto “VAREJO FORTE – Shopping do Interior” os estudantes Jaqueline Menezes, Aline Fernanda Barbosa e Adriano Márcio Rigoto matriculados no 1º ano do curso TADS, apresentaram de forma inovadora e empreendedora o aplicativo de marketplace, que tem como objetivo servir de mediador nas relações de compras no e-commerce de cidades de pequeno e médio porte, facilitando a conexão entre quem quer comprar e vender, proporcionando a vantagem de receber o produto no mesmo dia, dessa forma, fortalecendo o comércio local tradicional que vem perdendo espaço para grandes nomes do mercado.

As bancas avaliadoras dos projetos foram formadas por Miguel Fuentes Romero – Sorvetes Guri/ACIU, Orlando Luiz Santos – Imobiliária Liderança/ACIU, Regina Santana – Regina Calçados/ACIU e Clóvis Bruno – O Boticário/ACIU, tendo como critérios de avaliação: inovação e criatividade, impacto e benefício para o varejo, escalabilidade e maturidade.

Participaram da Jornada estudantes de diversos cursos da Unipar, UEM e IFPR.

No IFPR Campus Umuarama os estudantes participantes foram dos cursos Técnico em informática Integrado ao Ensino Médio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Química e Arquitetura e Urbanismo.

Os tutores responsáveis pelas equipes participantes do IFPR foram os professores, Eduardo Goiano da Silva, Joyce Ronquim Wedekind e Carolina de Amorim Boucault.