Campus Umuarama realizará o Abraço Ambiental Virtual – Campus Umuarama

abraço-ambiental

Campus Umuarama realizará o Abraço Ambiental Virtual

Abraço Ambiental 2020

O projeto Abraço Ambiental tem como foco a sensibilização da população quanto à importância da arborização urbana. Com início em 2015, na cidade de Umuarama – PR, contando com uma parceria entre o IFPR Campus Umuarama, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Umuarama. A partir daí, a cada ano, novas ações são inseridas visando atingir o maior público possível.

A ideia inicial era apenas a realização de oficinas de Educação Ambiental (EA) nas escolas, que finalizavam com um grande abraço no Bosque Uirapuru, localizado no centro da cidade, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

Ações do projeto

Em 2015, Umuarama recebeu o troféu do RankBrasil, com a participação de 1.382 pessoas no maior abraço em bosque do país;

Em 2016, além das ações de EA já citadas, houve distribuição e plantio de mudas de árvores nativas;

No dia 21 de setembro de 2016, 1.550 pessoas compareceram no Abraço Ambiental no bosque, recebendo presencialmente o troféu do RankBrasil pela superação do próprio record;

Em 2017, foi realizado um concurso da melhor fotografia do Ipê-rosa, árvore símbolo de Umuarama além das oficinas de EA e o abraço no bosque;

Em 2018, as oficinas de EA foram ampliadas, atingindo um maior número de escolas;

Em 2019, iniciou-se o trabalho com as Tendas Itinerantes de EA. Dessa forma, inúmeras atividades de EA foram desenvolvidas em ambientes formais e não formais, além do abraço no bosque no dia da árvore.

Neste ano (2020), devido à pandemia de Covid-19, o Abraço Ambiental será virtual e os participantes, de todos os lugares do Brasil, concorrerão a uma linda CESTA DE FLORES E FRUTAS.

Além de postagens a respeito das boas atitudes relacionadas à arborização urbana, os participantes responderão a um formulário sobre a “pegada ecológica”, uma maneira de entender como nós interferimos no meio ambiente, pensando nas atividades cotidianas.

Como participar

Fazer uma postagem sobre o Dia da Árvore, vale foto, vídeo, frase, poema, enfim, qualquer atividade relacionada ao tema. Não se esqueça de marcar a postagem com: #abracoambiental2020;

Compartilhar o perfil “@abracoambientalifpr” no Facebook e/ou “@abracoambiental” no Instagram;

Preencher o questionário do Google Forms (https://forms.gle/WuKrrZUj3jCLHQ4E6).

ATENÇÃO: Para participar do sorteio serão considerados os envios até o dia 21/09 às 18 horas.

O prêmio somente será entregue se os três requisitos acima estiverem completos.

Boa sorte e ótimo Dia da Árvore para todos nós!

Profa. Dra. Norma Barbado