Egressos e docentes da Licenciatura em Ciências Biológicas do campus publicam artigos em revistas científicas – Campus Umuarama

artigos

Banca de defesa do TC do Marcos: (esq-> dir) Ednei A. Mora, Marcos P. Moreira, Elisangela A. Angelo e David F de Souza.

Os artigos científicos são muito importantes para compartilhar o conhecimento produzido nas instituições. Além disso, antes de ser publicado, o artigo é submetido a avaliações por parte de um Comitê Editorial. Dessa maneira, a publicação é uma forma de avaliar o trabalho desenvolvido. Em julho, foram publicados os primeiros artigos em revistas científicas de egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas, IFPR campus Umuarama, frutos dos Trabalhos de Curso. Além da satisfação pela publicação em si, todo o trabalho realizado pôde contribuir para o crescimento dos envolvidos.

A egressa Viviane Ricco desenvolveu seu Trabalho de Curso sob orientação do docente Marcelo A. Elias, que resultou no artigo intitulado “Ensino de biologia a partir da metodologia de estudo de caso”, que pode ser acessado no link (https://dx.doi.org/10.15536/thema.V17.2020.392-406.1666). De acordo com Viviane: “Foi um desafio bem grande, pois eu nunca havia escrito um artigo tão importante, mas o Marcelo me deu muito apoio e teve muita paciência e acredito que isso foi fundamental […] Durante esse processo parece que tudo vai dar errado e que nada está certo, mas depois que passa, a gente percebe o quão bobo foi todo o desespero sentido. Foi um desafio porque tinha pouquíssima literatura sobre [o tema], mas achei que foi um tema muito especial por poder aplicar ele no meu antigo colégio”.

O egresso Marcos Paulo Moreira desenvolveu seu projeto sob orientação dos docentes David F de Souza e Elisangela A. Angelo, como resultado, foi produzido o artigo “Conhecimento Etnobiológico de uma comunidade rural como fonte de informação para material informativo educativo”, disponível em: <https://dx.doi.org/10.22276/ethnoscientia.v5i1.305>. Segundo Marcos: “De um garoto que mal conseguia apresentar um trabalho na frente da turma, hoje atuante na área de ensino como professor de Biologia e Ciências. Tenho muito ainda para aprender, mas o IFPR me proporcionou pensamentos mais amplos, me tornando uma pessoa mais crítica e com uma nova percepção de mundo. Ao realizar meu TC fora da minha área de conforto, tive o contato com novos horizontes e enfrentei novos desafios que me proporcionaram a proximidade com informações que sempre passaram despercebidas […]. Com a grande orientação que tive, juntos desenvolvemos um projeto que proporcionou conhecimento tanto para a minha formação, como para os que estavam envolvidos com o projeto”.

Já o trabalho do egresso Jean Victor Nery da Silva gerou o artigo intitulado “Saberes populares acerca de vespas sociais (Vespidae) e abelhas (Apidae) na Mata Atlântica do Noroeste do Paraná, Sul do Brasil”, disponível em: <https://dx.doi.org/10.22276/ethnoscientia.v5i1.289>. Esse projeto contou com a orientação dos docentes Patrícia P. Gomes, Alex S. B. de Souza, José Adolfo M. de Almeida e colaboração dos biólogos Marcos M. de Souza (IFSULDEMINAS) e Hugo José Message (UEM). De acordo com Jean: “O projeto de TC teve início com a escolha do tema, que ocorreu ao longo da graduação. Escolhi uma área que me afeiçoava, a Etnobiologia, e junto com a minha orientadora, defini o tema [..] O início foi difícil, procurar o referencial bibliográfico, aprovar no Comitê de Ética. A organização do tempo foi fundamental. Ter um espaço como a biblioteca do IFPR também foi muito importante. Como pontos positivos vejo que realizamos palestras, tanto em escolas rurais como no IFPR. Com isso, vejo que meu TC não ficou engavetado e ainda pode render mais frutos a partir dos dados que coletamos”.

De acordo com as perspectivas dos docentes orientadores, em breve serão publicados novos artigos, frutos dos Trabalhos de Curso.