Professora do campus realiza publicações de artigos – Campus Umuarama

artigos

Professora do campus realiza publicações de artigos

Publicado em

Copiado!
Professora Meire
Professora Meire

A professora Meire Pereira de Souza Ferrari do IFPR Campus Umuarama, que recentemente concluiu seu doutorado na Universidade Paranaense (UNIPAR), juntamente com sua orientadora Hélida Mara Magalhães e toda a equipe do laboratório de Cultura de Tecidos, comemoram as publicações de artigos.

Só este ano foram três publicações em revistas de alto impacto como Journal of Crop Science and Biotechnology, revista internacional que publica artigos de pesquisa originais e avançados sobre tópicos relacionados à ciência da produção e culturas de  plantas, melhoria de culturas e avanços recentes em fisiologia e biologia molecular entre outros, Rhizosphere que é uma revista internacional multidisciplinar que publica pesquisas sobre as interações entre raízes de plantas, organismos do solo, nutrientes e água. Além da revista Scientia Agraria Paranaensis – Sci. Agrar. Paraná.

No ano passado, na revista Journal of Agronomy and Crop Science. O artigo “Substrate-associated mycorrhizal fungi promote changes in terpene composition, antioxidant activity, and enzymes in Curcuma longa L. acclimatized plants”, mostra como a composição química dos rizomas e a atividade bioquímica de plantas de Curcuma longa L., podem sofrer influencias com aclimatização associada a fungos micorrízicos arbusculares (FMA) em diferentes substratos. Disponível em (https://doi.org/10.1016/j.rhisph.2020.100191). Já o artigo: “Growth regulators, sucrose and potassium in the growth and biochemical activity of Curcuma longa L. micropropagated” faz uma abordagem como diferentes protocolos influenciam no crescimento e atividade bioquímica dessas plantas cultivadas in vitro. Disponível em (https://dx.doi.org/10.18188/sap.v19i1.21983). E “Efficient ex vitro rooting, acclimatization, and cultivation of Curcuma longa L. from mycorrhizal fungi” investiga a influência de diferentes FMAs e substratos na aclimatação de Curcuma longa L. e está disponível em (https://link.springer.com/article/10.1007/s12892-020-00057-2.

Os resultados da pesquisa com Curcuma longa L. foram tão promissores que agora serão testados por produtores de açafrão de São Paulo, região onde se concentra a maior produção de rizomas de cúrcuma do país.

Nossa maior satisfação é saber que nossa pesquisa agora servirá de aporte para produtores

Profa. Meire Pereira de Souza Ferrari

Outras publicações do grupo de pesquisa sobre a zingiberácea podem ser acessadas em:

https://doi.org/10.5539/jas.v11n10p277

https://doi.org/10.5897/JMPR2016.6109.

https://doi.org/10.5897/AJB2016.15445

https://doi.org/10.25110/arqvet.v19i4.2016.6104

Topo