Parceria entre IFPR e IFSULDEMINAS publicam dois artigos em revista de alto impacto – Campus Umuarama

artigo

Foto 1 - Campo Ilha grande
Foto 1 – Campo Ilha grande

Em 2018, dois pesquisadores que estudaram juntos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dra. Patrícia Gomes, professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Umuarama e Dr. Marcos Magalhães de Souza, professor do Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Campus Inconfidentes, iniciaram uma parceria para realizar um projeto de pesquisa no Parque Nacional Ilha Grande, Paraná, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sendo assim, juntamente com outros professores (Me. José Adolfo Almeida e Me. Alex Barros de Souza) e estudantes (Diego Santiago, Giuliano Bertinoti, Jean Nery e Mariane Peczec) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Campus Umuarama e, para a pesquisa, foram realizadas três campanhas de coleta no ano de 2019 (Foto 1).

O objetivo do projeto foi realizar o levantamento da diversidade de invertebrados existentes no parque, em especial de alguns insetos (vespas, borboletas, libélulas, moscas) e aracnídeos (opiliões). Esses invertebrados foram escolhidos por serem fundamentais em vários processos ecológicos, tais como: polinização, dispersão de sementes, controle biológico de pragas, ciclagem de nutrientes, etc. Dessa forma, sua conservação é fundamental para a conservação dos ambientes naturais.

Até o presente momento, vários trabalhos fruto da parceria entre IFPR, IFSULDEMINAS e ICMBio, foram apresentados em eventos científicos como congressos nacionais e internacionais e, dois artigos já foram publicados em revistas científicas de alto impacto.

Os dois artigos trazem importantes informações sobre a biodiversidade brasileira, sendo que um deles é extremamente importante para o estado do Paraná, pois coloca o Parque Nacional de Ilha Grande no cenário nacional (Foto 2 e 3). Esse estudo faz um levantamento sobre a diversidade de vespas sociais na Mata Atlântica, comparando trabalhos realizados em diversos estados brasileiros. O segundo artigo é muito importante pois revela a ocorrência de uma espécie de borboleta criticamente em perigo de extinção, fato de extrema relevância para a conservação do parque (Foto 4 e 5).

Trabalhos visando a conservação da biodiversidade são e serão cada vez mais importantes, tanto no Brasil quanto no restante do mundo. Especialmente porque, os mais graves problemas enfrentados pela humanidade atualmente, tais como as mudanças climáticas e a própria pandemia do Covid 19, estão diretamente relacionadas à destruição dos habitats naturais e à perda da biodiversidade.

Continuaremos sempre lutando pela conservação da biodiversidade brasileira.

Confira os artigos abaixo: