Sarnas Galegas é Hexacampeão Nacional na MOBFOG – Campus Umuarama

mobfog

Sarnas Galegas é Hexacampeão Nacional na MOBFOG

MOBFOG 2019

Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019, os estudantes Andressa Daniela Bastiansch, Flavio de Souza Júnyor e Heloísa Zulato Magalhães, integrantes da equipe Sarnas Galegas, participaram da 20ª Jornada de Foguetes, fase final XIII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com lançamentos realizados no município de Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro.

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes e são confeccionados a partir de garrafa pet, utilizando como “combustível” o vinagre e bicarbonato de sódio.

A Jornada de Foguetes 2019

Representando o IFPR – Campus Umuarama, a equipe Sarnas Galegas obteve com o lançamento de seu foguete um alcance equivalente a 244,5 metros, trazendo, então, o título de campeão para a instituição, que, agora, é Hexacampeã na modalidade.

Assim, externamos nossa gratidão aos professores Otávio Akira Sakai, José Adolfo Mota, Lucas Campanholi Junior e Samuel Ronobo Soares. E parabenizamos os alunos Andressa Daniela Bastiansch, Flavio de Souza Júnyor e Heloísa Zulato Magalhães pela importantíssima conquista.

O Instituto Federal do Paraná – Campus Umuarama e a MOBFOG

Em meados de 2012, iniciou no campus Umuarama um projeto de extensão denominado Grupo de Estudos de Astronomia – GEA, cujo um dos objetivos era a propagação científica por meio de atividades lúdicas que conquistassem o interesse dos estudantes. Nesse mesmo ano, foi proporcionado aos estudantes do ensino médio integrado o desafio de construir foguetes de garrafa Pet. No ano de 2013, foi realizado a 1a edição do campeonato de lançamento de foguetes do campus (etapa classificatória para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – evento aberto à participação de escolas públicas e particulares de todo o território nacional). No mesmo ano, conquistamos uma vaga para o campeonato nacional, onde tivemos o mérito de ser campeões pela primeira vez. A partir de então, todos os anos, o campus Umuarama tem classificado equipes, as quais sempre se consagraram campeãs no campeonato nacional.