Estudante do campus participa da Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Informática – Campus Umuarama

Olimpíada de Informática

Aluno Fábio

No último dia 21 de setembro, o IFPR Campus Umuarama foi representado pelo aluno Fábio Fedechen Aguiar, do curso Técnico em Informática durante a fase nacional da OBI2019 (Olimpíada Brasileira de Informática) na modalidade Programação nível 2 (alunos matriculados até o terceiro ano do ensino médio). Para chegar à fase nacional Fábio competiu com outros estudantes nas fases anteriores da competição (fases local e estadual).

Os melhores colocados na fase nacional serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, em Campinas, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado.

Para os alunos da mod­alidade Programação nível 2 haverá o Curso de Programação Avançada e a seletiva para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países (OBI, 2019).

A Semana Olímpica da OBI acontecerá durante os dias 2 a 8 de dezembro de 2019. Já a Olimpíada Internacional de Informática será na cidade de Baku, Azerbaijão, no período de 4 a 11 de agosto de 2019.

link da OBI: https://olimpiada.ic.unicamp.br/

Você quer participar da OBI ou aprender lógica de programação?

Os interessados em competir nas próximas edições da OBI podem entrar em contato com o coordenador local da OBI, professor Marcelo Antunes Davi, através do e-mail marcelo.davi@ifpr.edu.br.

O professor Davi mantém o projeto de extensão intitulado “Desenvolvimento de Oficinas de Lógica de Programação” que proporciona aos seus participantes técnicas e conteúdo que estimulam uma nova forma de pensar por meio da lógica. As atividades são desenvolvidas através de problemas de lógica para alunos do quarto ao nono anos do ensino fundamental. Para alunos do ensino fundamental II e ensino médio são oferecidas atividades sobre problemas de programação e devem ser resolvidas com o uso de computador, neste caso as oficinas trabalham com conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação. Se você tem interesse em participar do projeto entre em contato com professor através do e-mail acima.