Eventos Científicos movimentaram o campus entre os dias 16 e 20 de setembro – Campus Umuarama

Evento Científico

Eventos Científicos movimentaram o campus entre os dias 16 e 20 de setembro

Alunos no credenciamento

Entre os dias 16 e 20 de setembro ocorreu no IFPR Campus Umuarama, mais uma edição dos Eventos Científicos, com o tema Educação, Tecnologia e Integração, que reuniu o VII SeTec – Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos, VII IFTECH – Feira de Inovação Tecnológica do IFPR, IV Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, II Jornada Acadêmica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, II Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, I Semana Acadêmica de Licenciatura em Química e I Semana Acadêmica de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

Fot de abertura

Foi uma semana recheada de atividades, contando com 835 inscritos e 180 trabalhos de pesquisa, extensão e inovação encaminhados e expostos por alunos do Campus Umuarama, Campus Avançado Goioerê, UEM e UNIPAR. Além disso, foram 115 atividades de minicursos, palestras e oficinas promovidos por professores, acadêmicos e público externo, envolvendo o tema do evento.

Na noite de abertura, contamos com a presença do Profa. Dra. Letycia Lopes Ricardo, UFPR – Setor Palotina, abrindo o evento com a palestra “Integração entre as áreas do saber: a chave para inovar na ciência”.

Professora Letycia e Professor Samuel

Nesta edição, também tivemos a presença dos alunos das Escolas Municipais de Umuarama, apresentando os trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos relacionado ao tema “As relações entre o campo e a cidade”.

Na quarta-feira (18/09) foram apresentados os protótipos/produtos desenvolvidos por alunos e pesquisadores do Campus Umuarama, fomentados pela IFTECH. Foram apresentados projetos como “SOLO-CIMENTO AUTODENSÁVEL EM ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS”, que através da implementação de matérias-primas em quantidades reduzidas ou de baixo custo, desenvolveram elementos de pré-moldados, simplificando características do processo de produção e redução de custos. Outro projeto apresentado foi sobre “UTILIZAÇÃO DO DESCARTE DAS PARTES AÉREAS DO GINSENG BRASILEIRO (Pfaffia glomerata) PARA PRODUÇÃO DE CHÁS COM PROPRIEDADES MEDICINAIS”, que tinha como objetivo investigar o potencial comercial do ginseng-brasileiro para aperfeiçoar o processo de exploração da planta.

Abraço Ambiental

Após meses de trabalhos de Educação Ambiental no ensino formal e não formal, a população foi convidada para dar um grande abraço no Bosque Uirapuru, em alusão ao dia da árvore, comemorado no dia 21 de setembro. É uma pareceria entre IFPR Campus Umuarama, Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Meio Ambiente, e já é uma tradição em Umuarama. O evento já faz parte do calendário do município.

Em 2019, o Abraço Ambiental contou com a presença dos soldados do Tiro de Guerra, estudantes do campus, do Colégio Estadual Vereador José Balan, do Colégio Estadual Padre Manoel da Nóbrega, do Projeto Criança Feliz, da Escola Ensina Mais, além de docentes, convidados, servidores públicos e autoridades como o Prefeito Celso Luiz Pozzobom e o deputado estadual Fernando Martins.

Charrete

Entre os dias 20 e 21 de setembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolveu a Charrete, uma espécie de concurso de projetos. Com muita criatividade, liderança e gestão, a Charrete coroou a semana acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo. No concurso realizado no campus, a ideia foi promover integração entre as turmas do ensino superior e médio integrado e um contato efetivo com desenvolvimento de projeto em um curto espaço de tempo.  Esta foi a primeira charrete do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus e o desafio era projetar um espaço para que os alunos pudessem descansar, estudar, interagir. Após 14 horas de trabalho, os resultados foram surpreendentes! Todos os projetos têm possibilidade de implantação.

Mais fotos do evento pode ser conferido em nossa página no Facebook.