Estudantes de curso técnico participam de atividade “Do Rio ao Rio” – Campus Umuarama

Visita Técnica

Estudantes de curso técnico participam de atividade “Do Rio ao Rio”

Visita a Sanepar

Na última quarta-feira (11) a turma do 4º ano do curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná, IFPR Umuarama, participaram de atividade denominada “Do Rio ao Rio”, percorrendo o trajeto que a água realiza em nossa cidade, desde a captação para o abastecimento até o tratamento do esgoto doméstico. A recepção dos estudantes foi realizada pelos técnicos da Sanepar,  Monya Balloni Danilo Rosa e Ricardo Mendes da Cruz, que explicaram todo o processo realizado pela empresa.

Os estudantes iniciaram a manhã na captação de água bruta, no rio Piava, onde tiveram uma aula sobre parâmetros físico-químicos e biológicos de recursos hídricos. O professor Danilo Barbosa levou uma sonda multi-parâmetros para mostrar como são analisados pH, turbidez, condutividade, temperatura da água e oxigênio dissolvido. Também mostrou como se determina a profundidade que a luz chega no corpo hídrico com um disco de Secchi, confeccionado pelo técnico de laboratório do IFPR, Augusto Castro dos Santos.

Logo após, a turma se dirigiu à Estação de Tratamento de Água, onde foi possível acompanhar o processo de potabilização da água. E no fim da manhã, todos puderam observar o tratamento de esgoto realizado em Umuarama. Na oportunidade, os estudantes também visitaram os laboratórios de controle de qualidade de água e esgoto da Sanepar.

A atividade interdisciplinar foi coordenada pela professora de Química Ambiental, Máriam Pereira, com o auxílio da professora de Química Experimental, Gisele Couto; do professor de Biologia, Danilo Barbosa; do professor de Gestão, Carlos Dalla Nora; do técnico de laboratório, Augusto Castro dos Santos; e do coordenador do curso, Lincoln Kotsuka da Silva.