Mestranda em Sustentabilidade defende dissertação sobre qualidade de água de rios urbanos – Campus Umuarama

Mestrado em Sustentabilidade

Mestranda em Sustentabilidade defende dissertação sobre qualidade de água de rios urbanos

Publicado em

Copiado!
Mestranda em Sustentabilidade defende dissertação sobre qualidade de água de rios urbanos

A mestranda em Sustentabilidade, Creir da Silva, defendeu na útima terça-feira (30) sua dissertação intitulada “Análise ambiental de corpos hídricos de Umuarama (Brasil) e Região Metropolitana do Porto (Portugal) como parte de um indicador de qualidade socioambiental urbana”. A banca avaliadora foi composta pela professora Dra. Leilane Schwind (UNINGÁ), professor Dr. Filipe Andrich (UEM/IFPR), a co-orientadora do trabalho Dra. Stella Alonso Rocha (IFPR) e a orientadora Dra. Máriam Trierveiler Pereira (IFPR).

O trabalho, pioneiro na região do Arenito Caiuá, identificou pontos com baixa qualidade ambiental no rio Piava e no córrego Pinhalzinho, ambos na malha urbana de Umuarama. O primeiro corpo d’água possui Plano de Manejo, ao contrário do segundo, que ainda não dispõe de documento para sua preservação e uso e ocupação do solo.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP) observou-se que os rios Ave e Leça estão em situação semelhante aos rios de Umuarama, com grande pressão urbana e elevada densidade populacional. Já o rio Douro, que nasce na Espanha, atravessa Portugal no sentido leste-oeste e deságua no Oceano após passar por Porto e Vila de Gaia, encontra-se com boa qualidade de água. Isso mostra que passar por cidades não é condição para a má qualidade das águas e que o correto gerenciamento é fundamental. Em Portugal, todas as bacias hidrográficas têm planos de manejo, que são atualizados a cada quatro anos.

Apesar do mencionado, percebeu-se que há esforços dos países, Brasil e Portugal, refletidos em ações municipais, para atingimento das metas dos ODS. É imprescindível que os gestores municipais e regionais tenham a clara visão de que a qualidade da água interfere na qualidade de vida da população e preservação de espécies.

Topo