Processo Seletivo 2019/2020 – Campus Umuarama

processo seletivo

Processo Seletivo 2019/2020

Publicado em

Copiado!

Todos os cursos ofertados pelo campus são gratuitos.

A taxa de inscrição para a prova é de R$50,00. Você pode pedir a isenção até o dia 31/07/2019.

Edificações – Integrado

O objetivo principal do curso consiste na formação de um profissional legalmente habilitado, que possua competências para atuar em escritórios de projetos, orçamentos, levantamentos de material para estimativa de custo, laboratórios de materiais de construção e solos, levantamentos topográficos, planejamento e execução de obras de construção civil, coordenação de equipes de trabalho, seleção e treinamento de pessoal, realização de interfaces entre áreas técnica e administrativa das construtoras.

Informática – Integrado

O curso é centrado na formação integral do profissional e cidadão, capaz de atuar nas mais diferentes situações, com iniciativa, controle emocional, capacidade de trabalhar em equipe e domínio dos fundamentos tecnológicos operacionais característicos da área. O técnico, ao final do curso, dominará as bases tecnológicas, as técnicas e fundamentos teórico-práticos, atendendo às novas tendências do mundo do trabalho, cada vez mais dinâmico e diversificado. O curso, igualmente, privilegia os aspectos relacionados à segurança, proteção ambiental, custos e relações interpessoais.

Química – Integrado

O profissional formado pelo cursos atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

Licenciatura em Ciências Biológicas

O curso tem a finalidade de preparar docentes para o ensino médio e fundamental, com concepção científica, atitude consciente, com fundamentação teórica, com habilidades de classificar, quantificar, determinar as principais características dos recursos naturais renováveis, conservação e manejo da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas, como meio de sobrevivência da vida sustentável em nosso planeta.

Licenciatura em Química

O Licenciado em Química pode exercer a docência nas Instituições de Ensino Superior e educação básica, desenvolvendo todas as atividades a ela concernentes; bem como ter registro junto ao Conselho Regional de Química, desde que respeitadas algumas exigências curriculares específicas. Além disso, no magistério, o Licenciado em Química encontrará um dos maiores mercados de trabalho do país.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas visa à formação de profissionais competentes, éticos e empreendedores, com raciocínio crítico, analítico e lógico, capazes de atuar como agentes de sua própria história e da comunidade onde se inserem. O objetivo é que os indivíduos compreendam todas as etapas de construção de software (planejamento, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção); sejam capazes de atuar, de maneira autônoma, em empresas de software e em instituições públicas, com ênfase no desenvolvimento de sistemas web e de dispositivos móveis; e, ainda, que sejam flexíveis, frente às constantes transformações ocorridas na Área da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Tecnologia em Gestão do Agronegócio

O Curso de Tecnologia de Gestão em Agronegócio é estruturado para a formação de profissionais aptos a atuarem nas diferentes atividades de gestão das diversas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro, por meio do desenvolvimento da capacidade de raciocínio crítico e científico, administrativo, financeiro, econômico, empreendedor, estimulando a educação contínua, respeitando os princípios éticos e de responsabilidade social de acordo com as políticas pedagógicas do Instituto Federal do Paraná.

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

O Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem, como principal enfoque, a formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade do ambiente construído e natural. O curso visa à formação de um profissional capaz de compreender a relação existente entre pessoas e espaços arquitetônicos, promovendo a harmonia das criações com o entorno e com as necessidades humanas. Um profissional capaz de entender sua função perante a sociedade e, em especial, a relação e o desenvolvimento de diretrizes no âmbito do urbanismo, paisagismo e construção de edificações; de levar em consideração as questões sociais, a conservação e a valorização do patrimônio construído e de utilizar, de maneira racional, os recursos disponíveis, além de desenvolver e de disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Topo