Diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura – Campus Umuarama

graduação

Diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura

ps2020-umuarama

Existem basicamente, três tipos de curso de nível superior no Brasil: o bacharelado, a licenciatura e o tecnólogo. Todos os três conferem diplomas de nível superior.

Outra característica em comum entre os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo é que eles são oferecidos por instituições de ensino superior (faculdades, universidades, centros universitários, institutos federais de educação, etc.). Para o diploma ter validade, tanto a faculdade como o curso precisam ser reconhecidos pelo MEC. e, para entrar em qualquer um deles, é obrigatório ter concluído o ensino médio.

Duração do curso

• Bacharelado: dura entre 3 e 6 anos.
  • Licenciatura: dura entre 4 e 5 anos.
  • Tecnólogo: dura entre 2 e 3 anos.

Foco da Formação

Bacharelado: forma profissionais generalistas. O estudante tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas. Ao terminar o curso, o aluno está apto a atuar em diversos ramos de uma mesma área do conhecimento. Esse tipo de curso é ideal para jovens que ainda não conhecem o mercado de trabalho, ou que ainda têm dúvidas de que tipo de função exercer.

Licenciatura: forma essencialmente educadores. O currículo conta com disciplinas ligadas à Pedagogia e à Didática. Profissionais formados nestes tipos de curso são aptos a ministrarem aulas na educação básica (ensino fundamental e médio).

Tecnólogo: é uma formação específica em determinada profissão. Os cursos apresentam uma abordagem mais focada da área escolhida. Esse tipo de curso é mais indicado para quem já tem certeza de que trabalho deseja exercer dentro da área.

Se você ainda não tem certeza do tipo de curso que deseja fazer, converse com estudantes de cada um deles, visite instituições e pesquise na internet. Em todos os casos há prós e contras, o importante é optar por aquele que melhor atende às suas expectativas como futuro profissional.

Onde estudar

As inscrições para estudar no IFPR Campus Umuarama estão abertas, abaixo você confere nossos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo:

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/17987/1/Qual-a-diferenca-entre-bacharelado-licenciatura-e-tecnologo/Paacutegina1.html