Estudantes realizam artigos jornalísticos sobre meio ambiente – Campus Umuarama

artigos

Estudantes realizam artigos jornalísticos sobre meio ambiente

Turma 2019

Estudantes do 4º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama, produziram artigos jornalísticos ligados ao meio ambiente. Orientados pela professora de Química e Gestão Ambiental, Máriam Pereira, a ideia foi expor os temas com linguagem mais acessível à população dos conteúdos técnicos estudados.

“A atividade foi desenvolvida em junho por ser o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho)”, explica a professora.

Entre os cinco artigos produzidos, um deles tem o tema “Água Virtual em Processos e Produtos”, desenvolvido pelos alunos Camila da Silva, Nathalia Santos, Paulo Ignácio e Victor Pianovski. “Concepções Ambientais” foi um tema estudado e elaborado por Ruan Deniro Xavier, Fernanda Beatriz Sauka, Isabela Ferreira e Geovany Brando. Já a “Obsolescência Programa: problema ou solução?”, foi a escolha das alunas Aimê Cordeiro, Hellen Macorim, Nabille Basso e Vitória Sanga. O texto com o título “Qual o tamanho de sua Pegada?” foi produzido por Ana Policarpo, Débora de Oliveira, Giovanna Botin e Maria Fernanda Fiaux Neves e para finalizar o artigo denominado “Você sabe o que é Química Ambiental e Química Verde?”, foi criação dos alunos Guilherme Fernandes de Souza, Lucas Adriano Bessão, Maria Das Graças Santos Caus e Mariane Cardoso Elias.

Segundo a professora, os temas estão ligados ao desenvolvimento da consciência e tecnologia ambiental ao longo da história da humanidade.
“Esse tipo de ação faz parte da metodologia que uso em sala de aula, acompanhando o livro “Calendário Ambiental: uma proposta para educação holística”, esclarece a docente. A obra literária foi publicada por ela em 2015 e doada para várias instituições de ensino.

Confira os artigos na íntegra: