22 equipes participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil – Campus Umuarama

Olimpíada

22 equipes participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Alunos participam da ONHB

Iniciou neste último dia 06 de maio a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

A Olimpíada é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas profas. Dras. Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes.

Alunos participam da ONHB

A ONHB tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio.

O Campus Umuarama, que no ano passado participou com 3 equipes, neste ano está com 22, coordenadas pelos professores de História Silvia Basso e Dércio Fernando e com a colaboração direta da professora de Artes, Maria Eduarda e do professor de Sociologia, Rafael Egídio, além de envolver a consulta à inúmeros outros professores como de geografia e língua portuguesa, pelo caráter interdisciplinar e colaborativo que as provas possuem.

Divulgação da Olimpíada Nacional em História do Brasil

As equipes são compostas por membros de séries e cursos distintos do Ensino Médio Integrado do campi (Química, Informática e Edificações).

Os estudantes são desafiados a estudar, pesquisar e aprender História do Brasil por meio de documentos das mais variadas fontes e acervos da Unicamp.

As fases on-line vão até 15 de junho e a final presencial será na Unicamp em 17 de agosto.