“Planos e simetrias na azulejaria brasileira” Exposição do curso de Arquitetura e Urbanismo – Campus Umuarama

Realizada pelos alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama, a exposição “Planos e simetrias na azulejaria brasileira” apresenta o resultado dos estudos e atividades praticados no componente curricular “Plástica”, durante o primeiro semestre de 2018, ministrada pela professora Talita Rocha Martins.

Inspirados nas técnicas e na estética dos murais de azulejos abstratos do artista modernista Athos Bulcão a mostra conta com 36 painéis que celebram a azulejaria tradicional brasileira, e exploram o grafismo derivado de experimentações em geração de formas a partir de figuras geométricas planas, linhas e pontos, além de empregar operações de simetria e modulação como técnicas de composição artística.

Para a realização deste trabalho os alunos de arquitetura produziram suas próprias peças utilizando, ao invés de cerâmica, diversos como papel e poliestireno a fim de simular azulejos cerâmicos no tamanho 6×6 cm. Uma vez definidos um ou mais padrões no desenho das peças, os alunos compuseram protótipos de murais, numa escala reduzida, em sua maioria, em painéis no tamanho A1 (594x841mm).

Similarmente aos procedimentos utilizados por Bulcão, a composição dos painéis é fruto de simples operações de simetria, principalmente rotação e translação. Ao experimentar tais simetrias, as variadas combinações entre as peças geram formas inusitadas.  Ao realizar a atividade os alunos puderam definir se a composição surgiria da completa aleatoriedade no arranjo das peças ou de um procedimento estruturado e preciso de repetição de um módulo.

A escolha de tal tema é, para nós, um momento especial tanto em função da delicada aproximação entre arte e arquitetura que a azulejaria tradicional proporciona, e que nos serve de exercício plástico da criação artística para alunos de Arquitetura e Urbanismo, como também celebra o centenário de Athos Bulcão, homenageando sua significativa e extensa obra.

Para a exposição, utilizou-se os expositores confeccionados com materiais resignificados, desenvolvidos pelos próprios alunos de Arquitetura e Urbanismo e coordenado pelo Professor Ivã Vinagre de Lima, em seu projeto intitulado de “Gambiarrasa”.

Confira as fotos: