Conselho de Representantes de Turmas – Campus Umuarama
Núcleos, Seções e/ou Comissões Conselho de Representantes de Turmas

Conselho de Representantes de Turmas

Atualizado em

O Conselho de Representantes de Turmas – CRT – é uma instância representativa do segmento discente junto às Unidades Executivas do campus que visa fortalecer a gestão democrática e garantir a participação propositiva, avaliativa e consultiva dos estudantes. Este fórum de representantes tem por competência prestar apoio técnico-político à gestão do campus. Dentre as funções consultiva e propositiva cabe a eles opinarem sobre as ações pedagógicas, administrativas, orçamentárias e disciplinares exercidas pelas Unidades Executivas, oferecendo subsídios para as tomadas de decisão nos assuntos que afetam o segmento discente. Já a função avaliativa corresponde às competências para contribuir no diagnóstico, avaliação e fiscalização do cumprimento das ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas pelo campus com impacto direto no segmento discente.

Foram designados como membros a coordenação de ensino, todos os pedagogos lotados do campus, um membro da seção pedagógica e de assuntos estudantis, e um representante (titular) e um vice-representante (suplente) de cada turma do ensino regular presencial. O mandato dos representantes será de um ano, podendo ou não ser reconduzido, mediante eleição. São algumas das atribuições dos representantes: representar a sua turma perante a Direção e as Coordenações do Campus Umuarama; estimular a cooperação entre os estudantes e entre os professores e estes; encaminhar e discutir com a Direção e Coordenações as propostas, reivindicações ou reclamações da turma; difundir a Agenda de Orientações Discente e os instrumentos informativos e normativos da Instituição; participar das reuniões de desenvolvimento dos projetos/eventos da Instituição; dentre outras.