Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Edificações – Modalidade: Integrado

Eixo Tecnológico: Infraestrutura

Pré-requisito: Ensino Fundamental Completo

Carga horária: 4.520 horas

Duração: 4 anos

Modalidade: Técnico Integrado ao Ensino Médio

Turno: Manhã

Nº de vagas: 40

 

Sobre o Curso

O objetivo principal do curso consiste na formação de um profissional legalmente habilitado, que possua competências para atuar em escritórios de projetos, orçamentos, levantamentos de material para estimativa de custo, laboratórios de materiais de construção e solos, levantamentos topográficos, planejamento e execução de obras de construção civil, coordenação de equipes de trabalho, seleção e treinamento de pessoal, realização de interfaces entre áreas técnica e administrativa das construtoras.

Possibilidade de atuação

O Técnico em Edificações pode atuar em empresas públicas, privadas e ainda como profissional liberal.

Na área de projetos de construção civil é habilitado a realizar levantamentos cadastrais, desdobros e unificações, projeto de edificações térreas de pequeno porte e, quando acompanhados de responsável técnico de nível superior, podem realizar desenhos de projetos de infraestruturas civis de qualquer porte.

Na área de execuções de obras de infraestruturas civis é habilitado a ser responsável técnico pela execução de edificações de pequeno porte. Pode atuar ainda em departamento de compras, contratações e almoxarifados de empresas de construção civil, medições e fiscalização de obras públicas, gestão físico-financeira de obras, elaboração de orçamentos e memoriais descritivos, elaboração de croquis e desenhos técnicos.

Na área de análises laboratoriais, é habilitado a operar ensaios de caracterização física e mecânica de materiais de construção civil em concreteiras, usinas de asfalto, construtoras, empresas de pavimentação e terraplanagem ou até mesmo em instituições de ensino e pesquisa.

Trata-se de um profissional de grande empregabilidade pois seus conhecimentos na área de construção civil e sua habilidade de resolução de problemas o torna apto para exercer diversas funções diretas ou correlatas à construção civil.

 

Coordenador do Curso

Prof. Me. Netúlio Alarcon Fioratti
netulio.fioratti@ifpr.edu.br