Perguntas Frequentes – Campus Umuarama
Acadêmico Biblioteca Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Atualizado em

Copiado!

1. A biblioteca do IFPR abre aos sábados?

A biblioteca abre aos sábados letivos das 08h00min às 12h00min.

2. Como faço para obter uma senha para acompanhar os empréstimos, devoluções e reservas nas bibliotecas do IFPR?

Ao realizar o cadastro e/ou atualização de cadastro, na biblioteca, o usuário cadastra uma senha para empréstimo.

3. Como faço para alterar minha senha de acesso ao sistema da biblioteca?

Acesse o link do Portal de Informação, clique aqui, e siga os seguintes procedimentos: 1. Clique em Consulta ao acervo; 2. Clique em Login; 3. Digite seu código (Nº do CPF e sua senha); 4. Clique em Outros serviços; 5. Clique em Trocar de senha, ou dirija-se ao balcão de atendimento em qualquer biblioteca do IFPR e solicite alteração de senha.

4. Como ex-aluno posso emprestar livros das bibliotecas do IFPR?

Não. Para ex-alunos é permitido, somente a consulta local.

5. Sou aluno de ensino a distância (EaD), posso emprestar material nas bibliotecas do IFPR?

Sim, os alunos matriculados nos cursos de ensino a distância podem utilizar todos os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFPR. Maiores informações acesse o Regulamento do Serviço de Circulação do Sistema de Bibliotecas.

6. Sou funcionário terceirizado do IFPR, posso emprestar material nas bibliotecas do IFPR?

Sim, é permitido empréstimo domiciliar.

7. Sou aluno de outra instituição de ensino, posso emprestar material nas bibliotecas do IFPR?

Apenas via Empréstimo entre Bibliotecas (EEB), conforme descrito no Regulamento do Serviço de Circulação do Sistema de Bibliotecas.

8. Sou funcionário TERCEIRIZADO, posso emprestar material nas bibliotecas do IFPR?

Sim, para efetuar o empréstimo de materiais nas bibliotecas é necessário estar cadastrado em uma das bibliotecas. Para o cadastro apresentar contracheque e documento com foto, ou crachá/identidade funcional emitido pela PROGEPE.

9. Sou voluntário no IFPR, posso emprestar material nas bibliotecas do IFPR?

Não, é permitida somente consulta local.

10. Sou aluno de disciplina isolada no IFPR, posso emprestar material nas bibliotecas do IFPR?

Não, é permitida somente consulta local.

11. Como faço para acessar o Portal da Capes de casa?

Utilize a Conexão Doméstica (configuração que permite o acesso remoto aos periódicos, ebooks, bases de dados assinados pelo SiBi/IFPR). O acesso via conexão doméstica é permitido somente para usuários com vínculo com a instituição e que possuam e-mail institucional IFPR. Para acessar tutorial de Conexão Doméstica, clique aqui. Para acessar a Capes utilizando a rede CAFe, clique aqui.

12. Como faço para me cadastrar no Sistema de Bibliotecas do IFPR?

Alunos de curso técnico e/ou graduação: comparecer na biblioteca do seu curso levando um documento de identificação (RG, CNH ou carteira de estudante) e comprovante de matrícula atualizado. O cadastro é atualizado semestralmente.

Alunos de pós-graduação: comparecer na biblioteca do seu curso levando um documento de identificação (RG, CNH ou carteira de estudante). Deverá já estar na biblioteca uma listagem com os alunos matriculados no curso em questão. Caso a listagem ainda não esteja disponível, o aluno poderá solicitar uma declaração junto a secretaria do seu curso. O cadastro é atualizado anualmente.

Professores e técnicos administrativos: comparecer na biblioteca levando um documento de identificação (crachá ou identidade funcional, RG ou CNH). O cadastro é atualizado anualmente.

Funcionários TERCEIRIZADOS:  comparecer na biblioteca levando a identificação funcional e o contracheque atualizado. O cadastro é atualizado anualmente.

13. Quais são os documentos necessários para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas do IFPR?

Aluno de graduação: documento de identificação (RG, CNH ou carteira de estudante) e comprovante de matrícula atualizado.

Aluno de pós-graduação: documento de identificação (RG, CNH ou carteira de estudante) e comprovante de matrícula atualizado.

Professores e técnicos administrativos:  documento de identificação (crachá ou identidade funcional, RG ou CNH).

Funcionários TERCEIRIZADOS: identificação funcional e documento de identificação.

14. Como faço para pesquisar uma obra no Acervo do IFPR?

Acesse o link do Portal de Informação (https://biblioteca.ifpr.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php) e clique em ‘Consulta ao Acervo’.

Busca rápida
Para realizar a busca, clique na tabela de seleção e selecione o campo a ser pesquisado, digite o termo na caixa de descrição e clique em Buscar.

Busca combinada
A Busca Combinada permite cruzar termos de uma busca, além de oferecer filtros que facilitam a pesquisa. Para realizar a busca, clique na tabela de seleção e selecione o campo a ser pesquisado, digite o termo na caixa de descrição, selecione o operador booleano (E, OU, E NÃO) e se necessário repita a operação nos demais campos. Após montar a estratégia de busca, selecione um ou mais filtros e clique em Buscar.

15. O que faço em caso de perda ou roubo de material emprestado sob minha responsabilidade?

Comunique a biblioteca o mais rápido possível a perda do material. Em caso de dano e/ou extravio de material bibliográfico, o usuário é obrigado a ressarcir o IFPR mediante a reposição de outro exemplar da mesma obra, idêntica àquela extraviada ou danificada, da mesma edição ou de edição mais recente. Em caso de furto ou roubo o Boletim de Ocorrência (BO) não isenta o usuário da reposição do material. O usuário ficará bloqueado no sistema até a reposição da obra.

16. O que faço em caso de perda ou roubo da chave do guarda volume?

O usuário se responsabilizará pela troca do segredo e reposição de 2 (duas) cópias da chave e arcará com as despesas de reposição. O usuário ficará bloqueado no sistema até a reposição das chaves.

17. É permitida a entrada nas bibliotecas do IFPR portando mochila, bolsa, líquidos e alimentos?

É proibida a entrada nas bibliotecas portando mochila, bolsa, sacolas, fichário com zíper, pastas ou capas de notebbok, líquidos e alimentos. Os pertences deverão ser deixados nos guarda-volumes durante a permanência na biblioteca.

18. Como obter cópias de artigos de periódicos, de teses e dissertações que não estão disponíveis no acervo do IFPR?

As cópias podem ser solicitadas pelos serviços de comutação bibliográfica Comut ou Scad. Para informações sobre Comut, clique aqui. Para informações sobre Scad, clique aqui.

19. Posso devolver as obras emprestadas sob minha responsabilidade em qualquer biblioteca do IFPR?

Não. As obras devem ser devolvidas na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo.

20. Outra pessoa pode devolver um livro que peguei emprestado?

Sim, qualquer pessoa pode fazer a devolução do material emprestado.

21. Posso emprestar obras em qualquer biblioteca do IFPR?

Sim. O usuário cadastrado poderá emprestar obras em qualquer uma das bibliotecas do IFPR. Para verificar a quantidade de materiais e prazos de empréstimo, clique aqui.

22. Quanto tempo posso ficar com uma obra emprestada?

Para acessar os prazos de empréstimo, clique aqui.

23. Qual o horário de funcionamento das bibliotecas do IFPR?

Para verificar horários de funcionamento das bibliotecas, clique aqui.

24. O que é a conexão doméstica e como acessá-la?

A conexão doméstica é uma configuração que permite o acesso remoto aos periódicos, ebooks e bases de dados assinadas pelo SIBI/IFPR. O acesso é permitido somente para usuários com vínculo com a instituição e que possuam e-mail do IFPR. Para mais informações, clique aqui.

25. Como configurar a internet wi-fi?

Para acessar a rede wi-fi da biblioteca do IFPR, clique aqui.

26. Como fazer renovação de materiais nas bibliotecas do IFPR?

Para fazer a renovação pela internet, observe que: só serão renovados materiais que não estejam reservados; só poderão ser renovados os materiais em que o prazo de devolução esteja em dia, ou seja, que não esteja em atraso; recomenda-se fazer a renovação do material 24 horas antes da data de devolução. Para fazer a renovação pela internet, acesse Renovação/Reserva. Para visualizar o tutorial de renovação de materiais emprestados, clique aqui.

27. Como fazer reserva de materiais nas bibliotecas do IFPR?

Para fazer a reserva pela internet, observe que: só serão reservados os materiais que estiverem emprestados; o sistema apresentará uma mensagem caso você tente reservar um material disponível; assim que o material for devolvido, você receberá um e-mail comunicando a liberação da reserva; o material reservado ficará disponível por 24 horas no balcão de empréstimo; cada usuário pode fazer apenas 1 reserva para cada título. Para fazer a reserva pela internet, acesse Renovação/Reserva. Para visualizar o tutorial de reserva de materiais emprestados, clique aqui.

28. Como faço para cancelar reserva de material pela internet?

Para acessar o tutorial de cancelamento de reservas pela internet, clique aqui.

29. Como acessar os ebooks via Portal da Informação?

Para acessar os ebooks, acesse o Portal da Informação, clique em Consulta ao Acervo. Selecione o campo Busca Combinada. No campo Palavra-chave digite o termo de pesquisa em língua estrangeira. No campo Material, selecione Ebook e clique em Buscar. Clique no endereço eletrônico para visualizar o texto.  Para acessar o tutorial de pesquisa clique aqui.

30. Quais são os procedimentos para a aquisição de novos títulos de livros e/ou mais exemplares?

Para a aquisição de novos títulos e/ou mais exemplares veja o Procedimento para compra de livros.

31. Como faço para atualizar e/ou incluir meu e-mail no cadastro de usuários das bibliotecas do IFPR?

Dirija-se ao balcão de atendimento em qualquer biblioteca do IFPR e solicite alteração do seu endereço de e-mail ou então acesse: https://biblioteca.ifpr.edu.br/ e siga os seguintes procedimentos: 1. Clique em Consulta ao Acervo; 2. Clique em Login; 3. Digite seu código (Nº do CPF e sua senha); 4. Clique em Informações Pessoais; 5. Clique em Alterar e inclua/mude seu e-mail.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.