Aluna do Mestrado da UEM/IFPR dá lição de vida – Campus Umuarama

Aluna do Mestrado da UEM/IFPR dá lição de vida

A estudante Creir da Silva, que iniciou as aulas do curso de Mestrado em Sustentabilidade da UEM/IFPR na última quinta-feira (03), mostra que a educação é libertadora e transformadora da realidade. Seu exemplo de vida ensina que é preciso sonhar e acreditar no próprio potencial intelectual para alcançar os mais difíceis objetivos.
Creir nasceu em Umuarama e mora até hoje com a família em uma propriedade rural em Santa Elisa, onde seu pai, Aldo Ferreira da Silva, nasceu. Sua mãe, Iraneuma Batista de Oliveira da Silva, estudou até a 5ª série primária, assim como seu pai, e são produtores de leite.

Ainda moram na propriedade a irmã de Creir, Naiane da Silva, e sua sobrinha, Maria Luíza da Silva.
Creir fez o ensino fundamental na Escola Municipal Carlos Gomes e no Colégio Estadual Santa Eliza, no distrito de Umuarama.
Aos quinze anos, Creir começou a estudar à noite para poder trabalhar com os pais na ordenha. Essa rotina continuou durante todo o curso superior, Licenciatura em Química, e Creir lembra da época com saudade. “Eu trabalhava o dia todo no sítio, e meu pai me levava até Santa Eliza, a 7 km, para eu pegar o ônibus da Prefeitura, que trazia os estudantes para Umuarama. Às 23h30 meu pai me pegava na cidade para me levar para casa. Foi assim todos os dias durante os três anos da faculdade. Às vezes chovia e a estrada virava uma lamaçal. Teve uma vez que a caminhonete encalhou e meu pai foi me buscar de trator”, recorda.
Após a faculdade, Creir passou no PSS do Núcleo Regional de Educação e atuou um ano como professora de Química do ensino médio nos Colégios Bento Mossurunga, Monteiro Lobato e Hilda Kamal.
Como forma de se dedicar mais à pesquisa, Creir ingressou no curso técnico em Química integrado ao ensino médio do IFPR e voltou aos bancos escolares, deixando o emprego para se dedicar aos estudos. Nesta época, para se sustentar, Creir começou a trabalhar como babá. Em contato com professores doutores, Creir desenvolveu várias pesquisas, como:
– “Desenvolvimento de indicador de qualidade socioambiental para treze cidades do Paraná de 2008 a 2013”,
– “Secagem do bagaço de uva;
– “Análises físico-químicas da farinha de uva”;
– “Extração de óleo da aroeira vermelha”;
– “Quantificação e análises físico-químicas dos resíduos alimentares das escolas públicas de Umuarama”;
– “Aplicação de resíduos alimentares de escolas públicas de Umuarama em biodigestor para obtenção de gás”;
– “Secagem condutiva/convectiva e condutiva/convectiva forçada da semente de tomate”;
– “Resíduos sólidos alimentares aplicados à compostagem”;
– “Análises microbiológicas de biofertilizante produzido a partir de restos alimentares”;
– “Aplicação de biofertilizante produzido a partir de resíduos alimentares na produção de alface;
– “Extração do óleo de semente uva”;
– “Caracterização química da água de chuva de Umuarama”.
Creir também se interessa por literatura, arte e cultura, tendo sido bolsista de projetos como IFPipoca, Cine Arte e Arte Flamenca.
Esse vasto currículo, aliado à motivação para os estudos e desenvoltura cativante, fizeram com que Creir ingressasse, em segundo lugar, na primeira turma do programa de pós-graduação em Sustentabilidade, mestrado associado entre UEM e IFPR. O projeto a ser desenvolvido por Creir será financiado pela Fundetec, de Cascavel, com possibilidade de estágio na Alemanha.
“Minha mãe não entende muito bem o que significa a importância do mestrado, ela acha que é mais um curso que eu estou fazendo. Mas ela me apóia e, se eu estou feliz, ela fica feliz”, conclui.