II Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Campus Umuarama – Campus Umuarama

Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2017, foi realizada a segunda Semana Acadêmica de Biologia do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama. A comissão organizadora do evento foi constituída por acadêmicos do curso orientados pela coordenadora Drª Norma Barbado e pela docente Drª Patricia Pereira Gomes, com o objetivo de reunir e favorecer a interação entre os professores, estudantes e profissionais da Biologia e discutir o ensino em diferentes perspectivas.

A palavra Biologia é formada através da conjugação do grego βίος (bios), que significa “vida”, com o sufixo “-logia”, que significa “ciência de“, “conhecimento. Diante dessa importante definição, a equipe organizadora da 2a Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas optou por trabalhar nesse evento o tema “fases da vida”.

No dia 27, no período vespertino, o professor Ivã Vinagre ministrou a oficia “Pixel Arte” (Figuras 1 e 2).

Figura 1: Acadêmicos da Biologia na oficina Pixel Arte.

Figura 2: Resultado da oficina “Pixel Arte”.

Ainda no dia 27, no período noturno, tivemos a abertura do evento com uma brilhante apresentação do IF Music (Figura 3) e IF Teatro (Figura 4).

Figura 3: Professores Thiago e Jose em apresentação do IF Music.

Figura 4: Estudante Carla com a Professora Leila após a apresentação do monólogo (IF Teatro).

Após as apresentações tivemos uma fala da direção e coordenação, em seguida Drª Rosana Salomão, psicóloga, palestrou sobre a “Violência na Infância” e “Violência contra a Mulher” (Figura 5).

Figura 5: Rosana Salomão recebendo um mimo da coordenadora do curso Norma Barbado.

No dia 28, Dr. Orlando Barreto Neto proferiu sobre “Sexualidade na Adolescência” (Figuras 6 e 7).

Figura 6: Palestra do Dr. Orlando Barreto Neto.

Figura 7: Estudante Claudemar Brandão homenageando Dr. Barreto.

Para finalizar o evento, no dia 29 a professora Cacilda Zafaneli falou sobre “Mal de Alzheimer” (Figuras 8 e 9).

Figura 8: Palestra da professora Cacilda Zafaneli.

Figura 9: Cacilda recebendo um mimo da coordenadora Norma.

Durante a semana acadêmica aconteceu uma gincana interativa entre os participantes do evento e uma das provas teve cunho filantrópico. Foram arrecadados tecidos para o projeto “Arteiras de Umuarama”, coordenado pela professora Cacilda Zafaneli. O projeto conta com a participação de 52 mulheres que confeccionam roupas infantis e bonecas para serem enviadas até a África. O grupo encontra-se com dificuldades em obter matéria prima e os estudantes, além da arrecadação na gincana, lançaram uma campanha de arrecadação de retalhos de tecidos e aviamentos para contribuir com essa importante ação que visa atender à crianças em estado de estrema pobreza. Para tanto, foram instaladas caixas no saguão do Bloco Didático do IFPR visando o armazenamento dos retalhos que serão enviados às costureiras semanalmente. Além disso, houve um desfile com crianças (Figuras 10,11 e 12) com algumas roupas confeccionadas pelas “Arteiras de Umuarama”, sensibilizando toda a comunidade acadêmica.

Figura 11: Modelos na passarela.

Figura 12: Professora Cacilda finalizando o desfile com as modelos.

Ao final do evento foram entregues os troféus confeccionados pelo professor Ivã Vinagre e estudantes à equipe vencedora da gincana (Figura 13).

Figura 13: Comissão organizadora entregando os troféus aos vencedores da gincana.

Comissão organizadora:

Claudemar Brandão (acadêmico);

Géssica dos Santos (acadêmica);

Mariane Peczek (acadêmica);

Thiago Alves de Souza (acadêmico);

Bruna Sabino (acadêmica);

Alice Massareli de Sá (acadêmica);

Confira mais fotos no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1339508329496099.1073742073.383988678381407&type=1&l=4c2ec49cff