Cine Arte encerra atividades desse ano – Campus Umuarama

Notícias

Cine Arte encerra atividades desse ano

Publicado em

Copiado!

O projeto de extensão Cine Arte encerrou suas atividades de 2016 no último domingo (20) com a exibição e debate do filme “O preço da vida” (1987), de Stephen Tolkin. A história é uma metáfora de como enfrentamos nossos problemas e como encontramos soluções, além de mostrar como o ser humano trabalha com a questão do tempo e do poder.

A provocação do debate, que durou mais de uma hora, foi em torno de questões reflexivas, como: Quais são as coisas mais importantes em sua vida? Como e com o que você gasta seu tempo? O que é poder? Como você lida com o egoísmo? Como o capitalismo influencia nossa qualidade de vida?

“Gostaria de agradecer a parceria da Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama com o IFPR na realização desse importante projeto de educação, arte e cultura, além dos parceiros de divulgação e formação de plateia. Em especial, quero agradecer à Edlainy Cavalcanti Hernandes, Anderson de Freitas e Amador Rodrigues, além das bolsistas Rachel Mazzetto e Creir da Silva”, reconhece Máriam Trier, coordenadora da ação.

O projeto também tem o valiosos apoio da Agência Experimental, RUP FM, TV UP, TV Caiuá, Aline FM, Bianca FM, Chrystian FM, Jornal da Cidade, UEM, Colégio SESI, Núcleo Regional de Educação, Faísca, APP Sindicato e Sindiedutec.

Em 2017, o projeto será retomado em março.

Cine Arte
O Cine Arte é um projeto de extensão que leva, uma vez por mês à população gratuitamente, filmes não-comerciais, de arte e reflexivos, com debate entre a plateia.

Os objetivos gerais do projeto são promover educação e sensibilizar a comunidade para que seja desenvolvido e/ou ampliado o senso crítico intelectual, social e cultural, propiciar ao público em geral o conhecimento de filmes, além de aumentar as opções de acesso à cultura e à arte para a população de Umuarama e região.

O projeto aconteceu todos os terceiros domingos do mês deste ano com a participação de estudantes, professores e população em geral. Foram exibidos e debatidos os filmes: Filhos do Paraíso (Majid Majidi, 1998), Histórias Cruzadas (Tate Taylor, 2011), O Trem da Vida (Radu Mihaileanu, 1998), As Invasões Bárbaras (Denys Arcand, 2003), Narradores de Javé (Eliane Caffé, 2004), A família Bélier (Eric Lartigau, 2014), Divertida Mente (Pete Docter e Ronaldo del Carmne, 2015), Nos passos do Mestre (André Marouço, 2016), e finalmente, O preço da vida (Stephen Tolkin, 1987).

Os resultados exitosos do projeto foram apresentados em banners no IV Seminário de Estudos Científicos do IFPR, em Umuarama, e no V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, em Cascavel.

Topo