Cine Arte faz homenagem aos surdos – Campus Umuarama

Cine Arte faz homenagem aos surdos

O projeto Cine Arte desse mês de setembro homenageou os surdos com a exibição e debate da comédia dramática francesa “A família Bélier”, do diretor Eric Lartigau. A sessão foi no último domingo (18), no Centro Cultural Vera Schubert, gratuitamente. Estiveram presentes alunos surdos do SESI e do IFPR e a intérprete Mayara Cortonezi, do IFPR, traduziu o debate entre ouvinte e surdos. O filme conta a história de Paula Bélier, uma jovem de 17 anos que quer ser cantora. O único empecilho é que os pais e o irmão, surdos, não querem deixá-la partir. Para a maioria dos presentes a cena mais marcante do filme foi a do silêncio no momento do dueto de Paula e seu amigo. Para Anderson Freitas, “essa cena pareceu muito mais longa do que realmente é, pois não estamos acostumados ao silêncio”. A intérprete Mayara lembrou aos presentes que “surdo” é nome correto para se referir às pessoas com deficiências auditivas e que a Libras é uma língua oficial no Brasil, instituída por lei.

DIA NACIONAL DOS SURDOS
A Lei nº 10.436/2002 reconheceu como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, o Decreto nº 5.626/2005, respeitando os valores da linguística e cultura dos surdos, instituiu a Libras como primeira língua dos surdos e a Língua Portuguesa, como segunda. Além de garantir o direito por escolas bilíngues para surdos, esse decreto tornou obrigatórios o ensino da  Libras nos cursos de formação de professores. Ele também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos.
O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008. Neste data, no ano de 1857, foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil, na cidade de Rio de Janeiro. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo Huet, da França, para vir ao Brasil para lecionar aulas com crianças surdas no prédio que se chamava Instituto Imperial de Surdos-Mudos, hoje INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos. O professor lecionava em Língua de Sinais Francesa, que influenciou diretamente na construção da Língua Brasileira de Sinais. O INES atualmente é uma escola bilíngue para surdos, onde também é possível surdos e ouvintes fazerem cursos superiores bilíngues.
Internacionalmente, comemora-se o dia dos surdos em 30 de setembro. A data foi escolhida pela lembrança do Congresso de Milão, ocorrido no mês de setembro de 1880, no qual foi determinada a proibição do uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos pelo mundo, um marco triste para esta comunidade.