Cine Arte – Campus Umuarama

Cine Arte

No último domingo (21) foi exibido e debatido o filme “Narradores de Javé”, da diretora Eliane Caffé, no Centro Cultural Vera Schubert pelo projeto Cine Arte. Estiveram presentes alunos e professores do Colégio Sesi, IFPR, Unipar e UEM, além da comunidade em geral.
O debate, mediado pelo historiador Anderson Freitas, iniciou com o caráter cômico do filme e as contradições sociais que traduzem uma das realidades sofridas pelas populações do Brasil atingidas por barragens, minorias que correm o risco de terem suas histórias, memórias, costumes, culturas submersas pelo “progresso” para favorecer a maioria.
As falas remeteram também ao rompimento da barragem de Fundão, no ano de 2015, que muito além do desastre ambiental, houve o impacto negativo na cultura da população de Mariana/MG.
O debate ainda elencou o trabalho sobre o ofício do historiador, métodos, incógnitas e caráter científico, ampliando para a compreensão de que até mesmo as Ciências Exatas estão em constante construção e são elaboradas a partir da e na experiência social.

Cine Arte
O Cine Arte é um projeto de extensão do IFPR em parceria com com várias instituições da cidade, como a Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Agência Experimental, RUP, TV UP, Aline FM, Bianca FM, Chrystian FM, UEM, Colégio SESI, Faísca, APP Sindicato, Sindiedutec e NRE.
Este projeto consiste na exibição gratuita de filmes, cuidadosamente escolhidos por pessoas que entendem de cinema, no Centro Cultural, no 3º domingo do mês, às 15h. Após a exibição dos filmes é feito um debate com os presentes.
O objetivo é ampliar as opções de acesso à cultura com filmes não-comerciais e filmes de arte, de conteúdo reflexivo. Os resultados esperados são o desenvolvimento pessoal, a sensibilização à arte e a formação de plateia.