IFPR Campus Umuarama realiza sua III Mostra de foguetes – Campus Umuarama

IFPR Campus Umuarama realiza sua III Mostra de foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação das escolas previamente cadastradas na Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) e é destinada aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Em 2015 o IFPR campus Umuarama conseguiu alcançar a meta estabelecida pela OBA e pôde participar da etapa nacional realizada no Rio de Janeiro recebendo troféu pelo desempenho no evento.
Buscando repetir o feito, nos últimos dias 12 e 13 de maio aconteceu nas dependências do campus, a terceira edição de lançamento de foguetes. Cerca de 25 equipes dos cursos Técnicos em Química, Informática e Edificações modalidade integrado, estiveram lançando seus foguetes de garrafa pet que utilizam como combustível, bicarbonato de sódio e ácido acético. O lançamento de foguetes estimula a interdisciplinaridade das disciplinas de Física, Química e Matemática, o pensamento científico, a cultura da pesquisa, a cultura empreendedora e inovadora dos estudantes. O evento foi bastante prestigiado pela comunidade interna do campus e os estudantes estiveram muito empenhados em conseguir um índice para a  etapa nacional, a VIII Jornada Brasileira de foguetes, promovida pela UERJ, Agência Espacial Brasileira  e Sociedade Astronônomica Brasileira.
Os resultados obtidos nesses dias serão encaminhados à comissão organizadora da jornada que fará a classificação junto às demais escolas participantes pelo país. As equipes do campus estão confiantes na classificação, pois conseguiram marcas realmente expressivas.
A equipe formada pelos estudantes Arthur, João Victor e Isabela do 3º ano de Química conseguiram a excelente marca de 267,32m ficando em 1º Lugar. O 2º Lugar ficou com os estudantes do 2º ano de química, Amanda Diniz, Carine, Emylle, Gabriela Olivo, Giovanni, Gabriel Fantin e Gabriela Marques com a marca de 141,12m e com a marca de 115,80 as estudantes do 3º ano de química, Camila, Creir, Heloisa, Letícia e Mariana, ficaram em 3º Lugar.
O evento contribui para o crescimento e aprendizado dos alunos, pois teoria e prática juntas solidificam o ensino aprendizagem e vai ao encontro da razão de existir dos Institutos Federais, fomentar o ensino, pesquisa e extensão desde a formação básica (ensino médio) do estudante. Veja mais fotos no facebook.com/ifpr.campusumuarama