Projeto Cine Arte leva cinema e cultura à comunidade – Campus Umuarama

Projeto Cine Arte leva cinema e cultura à comunidade

O  projeto é uma ação cultural-educativa do já conhecido IFPipoca que contará com a exibição gratuita de filmes, com posterior debate com a plateia interessada. Serão discutidos, além do conteúdo da película, aspectos cinematográficos, como direção, fotografia, trilha sonora, figurinos, roteiro entre outros. A ação pretende ampliar as opções culturais da população da cidade e região.
O Cine Arte nasceu da vontade de um grupo de cinéfilos de conhecer e discutir bons filmes que ficam fora do circuito comercial por indicados para prêmios de grande mídia.
Esse projeto de extensão do IFPR ocorre em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, UEM, Unipar, Agência Experimental, RUP FM 107,7, SESC, FAÍSCA, APP Sindicato e Sindiedutec-Sindicato.
As sessões ocorrerão sempre no terceiro domingo de cada mês e os filmes serão exibidos no Centro Cultural Vera Schubert, às 15 horas.  O projeto estreou no mês de abril com o filme iraniano Filhos do Paraíso, de 1998, do diretor Majid Majidi. O filme conta a história de Ali, um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde, que vive com seus pais e sua irmã, Zahra. Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã. O filme de estreia foi bem aceito pelo público que compareceu e permaneceu para as discussões sobre o tema apresentado.

Para este mês de maio o projeto terá uma sessão extraordinária e portanto exibirá dois filmes nos próximos dias.
Nesta quarta-feira (11), às 20 horas, será exibido o filme de arte Sevillanas, um documentário sobre esse ritmo de dança do diretor espanhol Carlos Saura. Nesta película, o diretor mostra, com grande cuidado artístico e de fotografia, as várias modalidades da dança mais popular da cidade de Sevilha, no sul da Espanha.
No domingo (15), às 15 horas, será exibido o filme Histórias Cruzadas, do diretor Tate Taylor. O drama, baseado no romance homônimo de Kathryn Stockett, é ambientado em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos numa época em que a discriminação racial começava a ser discutida na sociedade norte-americana. O filme foi escolhido para ampliar o debate sobre o tema, pois comemora-se, em 13 de maio, o dia da abolição da escravatura no Brasil.
Serão dadas declarações de horas culturais a estudantes universitários.