IFPR Campus Umuarama Inaugura Bloco Administrativo – Campus Umuarama

IFPR Campus Umuarama Inaugura Bloco Administrativo

Na última sexta-feira (06) o IFPR Campus Umuarama inaugurou uma nova obra, trata-se do Bloco Administrativo. Quando o campus iniciou suas atividades no ano de 2010 ele contava apenas com o Bloco Didático que abrigava toda a estrutura didática, pedagógica e também administrativa. No ano de 2014 foi entregue mais um Bloco Didático com seis salas de aula e o Bloco de Laboratórios Técnicos. Agora em 2016, com a inauguração dessa nova obra, o campus conseguirá ampliar ainda mais sua oferta de cursos, pois com o Bloco Administrativo foi possível disponibilizar mais quatro salas de aula, um laboratório de informática, um laboratório de hardware, uma laboratório de estruturas e um laboratório de microscopia nos espaços onde eram ocupados pela estrutura administrativa.
O novo bloco possui uma área construída de 2.726m² e comporta salas dos professores, secretaria acadêmica, protocolo, assistência estudantil, assistência pedagógica, sala de atendimento a estudantes, sala de reuniões, núcleos de apoio, o setor administrativo, direção de ensino e direção geral além de uma ampla biblioteca (486m²). Com essa nova infraestrutura será possível atender de maneira mais abrangente as necessidades de formação de Umuarama e região. Já estão em fase de aprovação um Mestrado Associado em Sustentabilidade em parceria com a Universidade Estadual de Maringá, um curso de formação na modalidade Proeja, Educação para Jovens e Adultos, além de outros tantos em fase de estudo de viabilidade.
Hoje o campus oferece os cursos Técnicos em Agronegócio, Desenho de Construção Civil, Design de Móveis e Informática na modalidade subsequente. Técnicos em Edificações, Informática e Química na modalidade Integrado ao Ensino Médio e uma Licenciatura na área de Ciências Biológicas.  Oferece ainda, na modalidade Ensino a Distância, os cursos Técnicos em Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Transações Imobiliárias.
A inauguração contou com a presença do Reitor Pró-Tempore do Instituto Federal do Paraná, professor Elio de Almeida Cordeiro e autoridades políticas que se empenharam para que Umuarama recebesse essa unidade e que ainda hoje ajudam na consolidação e fortalecimento do campus.
A cerimônia contou ainda com as presenças de diretores e servidores de outras unidades, de representantes da Câmara de Vereadores, das Secretarias Municipal e demais setores da sociedade além da imprensa, colaboradores internos e estudantes.
Em seu discurso, o diretor geral do campus, professor Alan Rodrigo Padilha, fez um apelo às autoridades presentes “para que continuem sendo no parlamento verdadeiros arautos e defensores da escola pública, pois uma democracia somente se consolida na medida em que seu povo tem garantia de acesso e permanência de seus estudantes em escolas cuja educação seja de qualidade”. Saudou de maneira especial os estudantes “que são a razão de tudo que estamos vivendo hoje, pois toda essa projeção e execução de infraestrutura que se inaugura hoje, justifica-se a cada um de vocês”.
Estudantes que de maneira pacífica e ordeira também deram seu recado, aproveitaram o momento para reivindicarem ainda mais melhorias para o campus, como refeitório e quadra esportiva.
Na oportunidade também ocorreu a assinatura do contrato autorizando o início da construção da quadra esportiva que já está com o recurso totalmente empenhado.
Este é o Campus Umuarama do Instituto Federal do Paraná, uma escola que vem se consolidando como referência em educação profissional, tecnológica e científica. Uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social.
Após o descerramento da placa inaugural os presentes acompanharam a apresentação musical da banda IF Music, formada por servidores e estudantes do campus.

Assista matéria do evento em https://goo.gl/6w0KnF

Fotos no facebook https://www.facebook.com/ifpr.campusumuarama