Espetáculo Emociones Flamencas – Campus Umuarama

Notícias

Espetáculo Emociones Flamencas

Publicado em

Copiado!

A Cia de Dança IFPR Schubert apresentará o espetáculo “Emociones Flamencas” neste sábado (30) e domingo (01) às 20 horas no Centro Cultural Vera Schubert, com entrada franca. O espetáculo foi inspirado no livro “Cuatro Emociones Flamencas”, de  Juan Vergillos, filósofo e flamencólogo espanhol, que escreveu sobre as emoções flamencas e suas correlações com os ritmos flamencos, as cores e os elementos naturais. Para o autor, a ira pode ser representada pelo fogo, pelo vermelho, pelo tempo presente e pelos ritmos Seguiryia, Farruca e Martinete. A tristeza, segundo Vergillos, acontece pela recordação do passado, pela frustação e conformismo. Simbolicamente, o elemento natural que a representa é a água, azul, e o Soleá é seu ritmo mais expressivo. A alegria traduz o amor, a paixão, a sedução e a feminilidade. Como a ira, é uma emoção que acontece no presente e é simbolizada, por Vergillos, pelo elemento terra e pelo marrom. Os ritmos flamencos que mais expressam a alegria são Alegrias, Tangos, Sevillanas e Rumbas. Por fim, os ritmos flamencos Tarantos e Minera exteriorizam o medo, de acordo com Juan Vergillos. Ao mesmo tempo, o elemento ar e o branco simbolizam a pureza de espírito, a oração, a paz e a tranquilidade. “O espetáculo conta a história de Alma, filha de Yasmin, uma bela e doce moça árabe, com o destemido cigano Ramirez, abençoados pela deusa indiana Shakti”, conta a diretora cênica Marli Knap. “Alma simboliza o flamenco, que tem suas raízes na fusão de vários povos, como os árabes, os ciganos e os indianos”, completa.

O grupo contou com o apoio cultural da Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Instituto Federal do Paraná, Trainner, Ballet Thaís Lavos, RUP FM 107,7, Agência Experimental, Sicoob, O Boticário, Klamt, Revista W, Top Móveis, Pronto Vet, Escritório Junior de Contabilidade, Regina Calçados, Empório da Casa, Serafina, CNA, Ibis Hotel, Fisioclínica, Vida Ativa, Tardem Malhas e Angelina Ramos Artesã.

O FLAMENCO
Em 2010, o flamenco foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Essa arte nasceu da construção história da cultura de cada povo que viveu na Península Ibérica desde o século VIII, principalmente da dor e do sofrimento de um povo perseguido e marginalizado pela sociedade, os ciganos. Os gitanos eram livres e cercados de mistérios e misticismos. Quando esse povo chegou à Península Ibérica no século XIV, encontrou árabes, indianos, africanos e judeus convivendo em um mosaico cultural que ali se instalara desde a invasão dos mouros na região. Mais recentemente, o flamenco ganhou pinceladas da cultura latina. Todas as influências são percebidas na dança, nos movimentos das mãos, nas batidas ritmadas dos pés, na música e no canto. Os artistas flamencos de maior contribuição vieram das cidades de Cádiz, Jerez e Sevilha, na Andaluzia, sul da Espanha. Hoje o flamenco está em várias partes do mundo, em várias línguas e cores.

Topo