Público do 3º IFPipoca Semana da Criança passou de 3.000 pessoas – Campus Umuarama

Público do 3º IFPipoca Semana da Criança passou de 3.000 pessoas

O 3º IFPipoca Semana da Criança, que fez parte da 1º Semana de Cultura de Umuarama, recebeu 3.090 pessoas durante os dias 03, 07 e 08 de outubro, no Centro Cultural Vera Schubert, para a exibição de filmes de curta-metragem infantis e juvenis.
Participaram das sessões infantis alunos da Escola ABC e das escolas municipais Rui Barbosa, Dr. Angelo, Padre Germano, Birigui, Analides, Manuel Bandeira, Evangélica. Malba Tahan, Jardim União, Padre José de Anchieta, São Cristovão, Sebastião de Mattos, Ouro Branco, Souza Naves, Vinícius de Moraes, Durval Seifert e Tempo Integral, de Umuarama; Papa Pio XII, de Lovat; Tiradentes, de Cedro, e Irmã Dulce, de Esperança Nova.
Nas sessões de filmes juvenis estiveram presentes alunos das escolas estaduais Monteiro Lobato, Padre Manuel da Nóbrega, Tiradentes, Indira Gandhi, Jardim Cruzeiro, de Umuarama; Paulo VI, de Xambrê; Benjamin Constant, de Icaraíma; Nestor Victor, de Pérola; Marechal Arthur, de Esperança Nova; Tiradentes, de Cafezal; e as escolas de campo Ouro Verde, distrito de Altônia, e Eliza, distrito de Xambrê. Os curtas infantis exibidos foram “Malasarte vai à feira”, “Tamanduabandeira”, “A galinha Doroteia e a semente dourada”, “O filho do vizinho” e “A Terra a gastar”. Na sessão juvenil foram exibidos “Um vestido para Lia”, “Carreto” e “A mula teimosa e o controle remoto”. Após as sessões foram debatidos os principais temas dos filmes, de conteúdo didático e temas transversais, como festas regionais, consumismo, inclusão, deficiência física, trabalho infantil, realidade urbana e rural, classes sociais, tecnologia, cultura popular, fauna brasileira, meio ambiente e ética, “As crianças e professores se encantam com as histórias, pois são muito ricas em conteúdo e qualidade de produção”, destaca a coordenadora do projeto, Máriam Trier.
No hall de entrada do Centro Cultural foram exibidos trabalhos artesanais do designer e professor do IFPR, Ivã de Lima, como a luminária feita de DVD e um painel do famoso personagem do cinema, a Pantera Cor-de-Rosa, confeccionado com 4.071 tampinhas de embalagens PET. “Eu e os alunos adoramos os filmes e o painel da Pantera Cor-de-Rosa, foi um passeio em que aprendemos muito sobre arte e cultura”, comentou a professora Valdirene Ferraresso, da Escola Municipal Dr. Angelo.

Objetivos

O objetivo geral do projeto é aumentar as opções de acesso à cultura e à arte para a população de Umuarama e região, ampliando as experiências que promovem e consolidam a educação. Muitos alunos que participaram do projeto esse ano nunca tinham ido ao cinema e alguns não conheciam o Centro Cultural Vera Schubert. Como todos os filmes exibidos são nacionais, cadastrados pelo Ministério da Cultura, o projeto também possibilita o conhecimento de diretores, animadores e atores nacionais, além de divulgar a cultura brasileira por meio de temas regionais.

O cinema possui uma linguagem de fácil compreensão devido aos seus amplos recursos audiovisuais. Por meio do cinema é possível retratar aspectos sociais, ambientais, políticos e filosóficos inseridos no cotidiano coletivo. Também é possível entender a ótica de outros grupos sociais e com isso, pode-se perceber a realidade implícita em algumas ações características a esses grupos. O cinema tem o poder de ensinar, de emocionar, de sensibilizar a alma e de transformar o ser humano.

Confira as fotos em nossa página no Facebook.