Instituto Federal do Paraná adere ao CAFe – Comunidade Acadêmica Federada – Campus Umuarama

Instituto Federal do Paraná adere ao CAFe – Comunidade Acadêmica Federada

O Instituto Federal do Paraná passa a fazer parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), um dos serviços disponíveis através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O Programa reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras usuárias da RNP. Através dele, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação. A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação. Com a adesão, servidores do instituto terão acesso a diversos recursos e facilidades tecnológicas.
É possível, por exemplo, se conectar à rede wi-fi das instituições associadas que tenham aderido ao serviço ou ao portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de qualquer local e de qualquer dispositivo, utilizando apenas o login e a senha do Sipac (ou Sigaa).
Segundo Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), “por meio do acesso remoto ao Portal de periódicos da Capes os servidores do Instituto terão maior proximidade do estado da arte em suas respectivas áreas, o que permitirá aprimorar ainda mais a base teórica e conceitual, seja das atividades de pesquisa, extensão e inovação, seja das atividades de ensino. De maneira geral, temos, a partir de agora, o acesso facilitado a textos e artigos atuais e bons periódicos nacionais e internacionais. Agradecemos intensamente a fundamental colaboração da Dtic, que realizou os procedimentos de adequação do nosso servidor ao CAFe,” ressaltou Burkarter.
Estão todos convidados a experimentar o serviço!
Para acessar, entre no link: https://shibboleth.ifpr.edu.br/idp/Authn/UserPassword