IFPR abre novo período de inscrições para programas de Assistência Estudantil – Campus Umuarama

IFPR abre novo período de inscrições para programas de Assistência Estudantil

Na tarde desta sexta-feira (8), o IFPR, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes), publicou dois editais que tratam da abertura de inscrições para o Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (PACE), para auxílio com vigência a partir de agosto de 2014, e reabertura de 220 vagas para o Programa de Bolsas de Inclusão Social. Os documentos podem ser acessados na página da Diretoria de Assistência Estudantil e Atividades Especiais.

Edital 029/2014 – Programa de Assistência Complementar ao Estudante (PACE)

O Edital 029/2014 trata da abertura de uma nova chamada do Programa de Assistência Estudantil para o segundo semestre de 2014. O programa tem como objetivo dar apoio aos estudantes em cursos presenciais e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, propiciando recurso financeiro mensal, contribuindo para sua permanência, melhoria do desempenho acadêmico e conclusão de curso.

Constitui-se objeto deste Edital a concessão de recursos financeiros para o custeio de despesas relativas à alimentação, transporte e moradia do (a) estudante devidamente matriculado (a) nos cursos regulares dos Câmpus do Instituto Federal do Paraná, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As inscrições para esta chamada serão realizadas no período de 08 a 18 de agosto de 2014. Poderão se inscrever para este Edital os estudantes ingressantes em cursos regulares do IFPR com início no 2° semestre de 2014, os estudantes que não pleitearam auxílios do PACE anteriormente e os estudantes que receberam indeferimento do seu pedido, desde que o motivo do indeferimento não tenha sido por renda per capita superior um salário mínimo e meio. Os interessados em participar podem encontrar no item 3 do Edital os critérios para se candidatar ao programa.

O auxílio-alimentação será concedido prioritariamente aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica que necessitem permanecer no Câmpus em período integral, bem como aos estudantes trabalhadores que realizem cursos noturnos, para que possam ter acesso à alimentação nesse período. O valor do auxílio é de R$ 125, sendo que um total de 400 estudantes serão contemplados.

Já o auxílio-transporte será concedido ao estudante que resida a uma distância superior a três kilômetros do Câmpus e necessite deslocar-se prioritariamente por meio de transporte escolar registrado ou coletivo até o Câmpus. O valor do auxílio para os casos de transporte municipal é de R$ 100, sendo que 270 auxílios estão disponíveis. Já, na categoria intermunicipal, o auxílio é de R$ 150 e serão 100 os estudantes beneficiados.

O auxílio-moradia será concedido para complementação de despesas de moradia ao estudante oriundo de outras localidades, que necessite mudar e residir temporariamente no município-sede do Câmpus. Para receber o auxílio-moradia, o (a) estudante deverá apresentar, no ato de inscrição, o contrato de aluguel ou documento similar registrado em cartório e comprovante de pagamento referente a essa despesa, por meio de recibos ou notas.

Os resultados serão divulgados até o dia 29 de agosto, na página da DAES.

Edital 030/2014 – Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS)

O Edital 030/2014 destina-se a ampliar o número de vagas destinadas aos projetos participantes do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social. Os orientadores poderão solicitar a ampliação do número de vagas para bolsistas de seu projeto, através do link https://reitoria.ifpr.edu.br/solicitacao-de-ampliacao-de-estudantesbolsistas-pbis/, até a data de 15 de agosto de 2014. O número total de bolsista por orientador não poderá exceder a seis, conforme o estipulado no item 7.7, do Edital nº 003/2014.

O número total de vagas ampliadas consta de 220 (duzentos e vinte vagas), distribuídas entre os Câmpus conforme quadro abaixo. A distribuição das vagas teve como base o número de estudantes deferidos nas listas de resultado referente ao Edital nº 003/2014. A distribuição por câmpus está disponível no item 3 do edital.

O valor da bolsa é de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) mensais.

Os deferimentos das vagas solicitadas e as Listas de Chamadas dos estudantes serão divulgados a partir de 18 de agosto de 2014. Após a divulgação dos resultados, a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão juntamente com Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do Câmpus e os Orientadores aprovados, deverão alocar os estudantes nos projetos.

De cara nova

A página da Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais está de cara nova!

Além das novas logomarcas, a equipe da DAES deu nova organização às informações referentes à Assistência Estudantil.

Acesse e confira!