Início Notícias Mestrandos realizam saída de campo para verificação de recursos hídricos

Mestrandos realizam saída de campo para verificação de recursos hídricos

Mestrandos em campo

Na última sexta-feira (31), os estudantes da disciplina de Sustentabilidade na Gestão Urbana, do programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade do IFPR/UEM, saíram para observar situações relativas aos recursos hídricos urbanos, em Umuarama. Na oportunidade, os mestrandos puderam observar as obras de drenagem e revitalização do antigo Poliesportivo, onde a prefeitura está realizando obras para implantação de um parque.

Em seguida, foram analisadas águas do rio Piava, próximo à captação de água da SANEPAR, e do lago Aratimbó. Dessa forma, os estudantes puderam observar as diferentes características e impactos nesses dois locais, como velocidade da água, margens e entorno, ecossistemas, eutrofização e assoreamento.

O objetivo da saída de campo foi constatar as distintas demandas de cada  ambiente hídrico, bem como as opções de planejamento e gestão referentes às águas urbanas.