Professores participam do II Seminário Integrador – Campus Umuarama

seminário integrador

Professores participam do II Seminário Integrador

Publicado em

Copiado!
Grupos de Trabalho

Na última sexta-feira(10/05), o Campus Umuarama participou do II Seminário de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo do Arenito Caiuá, evento promovido em parceria entre IFPR – Campus Umuarama, Unipar, UEM e Prefeitura Municipal de Umuarama.

Divulgação

O objetivo do evento foi apresentar à comunidade empresarial as pesquisas realizadas nas instituições de ensino superior de Umuarama.

Na ocasião, os professores do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade do IFPR e UEM, representado pelo professor Dr. Otávio Akira Sakai e pela professora Dra. Máriam Trierveiler Pereira, apresentaram os trabalhos realizados pelas linhas de pesquisas do programa, destacando os projetos com potencial de inovação e de aplicação social. Também estava presente o chefe do NIT (Núcleo de Inovação) do Campus Umuarama Cremilton Gonçalves Fernandes.

A apresentação também contou com a participação da mestranda Creir da Silva, que destacou a importância das pesquisas para o desenvolvimento social, melhorias de processo e inovação. Também explanou brevemente sobre o trabalho que vem desenvolvendo no PSU: Análise ambiental de rios de Umuarama e Porto(Portugal) como parte de um indicador de qualidade socioambiental urbana.

Aluna Creir

No período da tarde, foi montado os Grupos de Trabalho para discutir os temas propostos como: Sustentabilidade, Inovação e as dificuldades encontradas pelas instituições no desenvolvimento de suas pesquisas. Nas discussões, o IFPR foi representado pelo professor Dr. Samuel Ronobo Soares, que fez parte da mesa.

Professor Samuel

De forma geral, verificou-se a importância do evento para o IFPR – Campus Umuarama, uma vez que permitiram o intercâmbio dos conhecimentos, formalizações de parcerias e visibilidade das pesquisas para a comunidade.

Topo