I Encontro dos Profissionais que atuam com o Estudante Surdo de Umuarama é realizado – Campus Umuarama

inclusão

Discente Igor Gobbo (4o ano de Informática integrado ao ensino médio – IFPR) apresentando o projeto IFLibras – Produção de Material Didático)

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Nacional da Educação de Surdos, data criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e sua inclusão no ensino regular.

Nesta data (23), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Umuarama, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) promoveu o I Encontro dos Profissionais que atuam com o Estudante Surdo de Umuarama.

O evento aconteceu no auditório do NRE e contou com a presença de profissionais da área de toda a região.

Servidores do IFPR, especializados na área da surdez e membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), deixaram sua contribuição no evento por meio da palestra “INCLUSÃO ESCOLAR DOS SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES”, ministrada pela professora de Libras Elaine Tótoli e os Tradutores Intérpretes Mayara Henrique Cortonezi, Katiane Delmondes e Tiago Merinho Gibert.

Além da palestra, o discente Igor da Silva Gobbo do 4° ano do Curso de Informática Integrado ao ensino Médio apresentou o Projeto IFLibras – Produção de Material Didático coordenado pela docente Elaine Tótoli.

O evento teve como principal objetivo oportunizar interação entre os profissionais da área, além de transmitir informações acerca da história, cultura surda e apresentar metodologias que respeitem as especificidades linguísticas e culturais do discente surdo.

Rosilene Staut Renzi, Viviane Ariosi, Professora de Libras Elaine Tótoli (IFPR), Tradutora Intérprete Mayara Cortonezi (IFPR) e Furquim (Coordenação Educação Especial –
NRE)