Início Notícias 22 equipes participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil

22 equipes participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Alunos participam da ONHB

Iniciou neste último dia 06 de maio a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

A Olimpíada é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas profas. Dras. Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes.

Alunos participam da ONHB

A ONHB tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio.

O Campus Umuarama, que no ano passado participou com 3 equipes, neste ano está com 22, coordenadas pelos professores de História Silvia Basso e Dércio Fernando e com a colaboração direta da professora de Artes, Maria Eduarda e do professor de Sociologia, Rafael Egídio, além de envolver a consulta à inúmeros outros professores como de geografia e língua portuguesa, pelo caráter interdisciplinar e colaborativo que as provas possuem.

Divulgação da Olimpíada Nacional em História do Brasil

As equipes são compostas por membros de séries e cursos distintos do Ensino Médio Integrado do campi (Química, Informática e Edificações).

Os estudantes são desafiados a estudar, pesquisar e aprender História do Brasil por meio de documentos das mais variadas fontes e acervos da Unicamp.

As fases on-line vão até 15 de junho e a final presencial será na Unicamp em 17 de agosto.