IFPR Campus Umuarama inaugura o LACE – Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas – Campus Umuarama

inauguraçao

A missão do Instituto Federal do Paraná é promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade. Nesse contexto, foi inaugurado no dia 01/04 o LACE – Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas.

O LACE tem por objetivo realizar pesquisas para identificação, separação e quantificação de moléculas presentes em diferentes misturas complexas.
Além disso, estudar estruturas e grupos funcionais em compostos orgânicos, principalmente óleos essenciais.

Na estrutura do LACE há equipamentos como o Cromatógrafo de Alta Eficiência (HPLC) e banho ultratermostático que foram adquiridos com recursos do Edital PROEQ /IFPR 2017. Além disso, há o espectrofotômetro de infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR – ATR) e Liofilizador que foram adquiridos por recursos da emenda parlamentar federal número 3650.0010 proposta pelo Ex-deputado Federal Osmar Serraglio e contribuição da vereadora Ana Novais.

Estiveram presentes na solenidade o Reitor Pró-Tempore do Instituto Federal do Paraná, Odacir Antonio Zanatta, o diretor do campus Umuarama, Alan Rodrigo Padilha, a vereadora Ana Novais, o diretor administrativo do campus Pitanga, Marcelo Mazzetto e demais servidores e estudantes do mestrado.