IFPR Campus Umuarama é pentacampeão e mantém hegemonia na Mostra Brasileira de Foguetes – Campus Umuarama

ensino

Em meados de 2012 iniciou no campus Umuarama um projeto de extensão denominado Grupo de Estudos de Astronomia – GEA. Cujo um dos objetivos era a propagação cientifica por meio de atividades lúdicas que conquistassem o interesse dos estudantes. Nesse mesmo ano foi proporcionado aos estudantes do integrado o desafio de construir foguetes de garrafa Pet. No ano de 2013 foi realizado a 1a edição do campeonato de lançamento de foguetes do campus (etapa classificatória para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – evento aberto à participação de escolas públicas e particulares de todo o território nacional). No mesmo ano conquistamos uma vaga para o campeonato nacional, onde tivemos o mérito de ser campeões pela primeira vez. A partir de então, todos anos, o campus Umuarama tem classificado equipes, as quais sempre se consagraram campeãs no campeonato nacional. Em especial na XII MOBFOG que aconteceu entre os dias 29/10/2018 a 02/11/2018, na cidade de Barra do Piraí- RJ, o campus contou com a participação de três alunas do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Química – Gabriela da Silva Olivo, Amanda Diniz Lino e Emylle Polli. As participantes efetuaram dois lançamentos nos dias 30/10 e 01/11 e, conquistaram o troféu de 1o lugar, mantendo a tradição do campus que foi pentacampeão brasileiro.