Primeira qualificação de estudante do IFPR no programa de Pós-graduação em Sustentabilidade – Campus Umuarama

creir

A estudante do IFPR no programa de Pós-graduação em Sustentabilidade, Creir da Silva, fez ontem (19) a primeira qualificação de mestrado do IFPR campus Umuarama. Seu trabalho intitulado “Análise ambiental de rios de Umuarama e Porto (Portugal) como parte de um indicador de qualidade socioambiental urbana” foi aprovado por unanimidade pela banca de professores composta pelos professores doutores Leilane Schwind (UEM), Filipe Andrich (UEM e IFPR) e Máriam Trierveiler Pereira (IFPR), orientadora da mestranda.O estudante Pablo Jonatan Copceski, orientado pela professora doutora Andréia Cristina Peres Rodrigues da Costa, já havia realizado sua qualificação na semana passada, sendo o primeiro estudante da UEM a passar pelo exame. Ele também foi aprovado por unanimidade.

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU),  mestrado acadêmico, foi aprovado pela CAPES na Área Interdisciplinar em janeiro de 2017, sendo proposto pela Universidade Estadual de Maringá e o Instituto Federal do Paraná – Campus Umuarama, na modalidade associado. O programa tem como objetivo produzir conhecimento interdisciplinar mediante o desenvolvimento de pesquisas e estudos que contribuam para a evolução do conhecimento sobre Sustentabilidade, além de promover a disseminação de conhecimentos e intercâmbio acadêmico/científico entre pesquisadores e profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e áreas afins, e qualificar professores e pesquisadores para atuação em instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão para resolução de problemas e desenvolvimento de propostas no âmbito da sustentabilidade.