Em Passos e Versos estreia com teatro lotado – Campus Umuarama

educacao

Em Passos e Versos estreia com teatro lotado

Foto por Tiago Casoni

O espetáculo de dança “Em Passos e Versos”, da Cia de Dança IFPR Schubert, foi apresentado no último domingo (25) com casa cheia. Foram mostradas as coreografias preparadas ao longo do ano das turmas de dança do ventre, forró e flamenco inspiradas em poesias de Alice Ruiz, Helena Kolody, Florbela Espanca e Cecéu. “Eu viro puro orgulho do trabalho realizado, resultado de um ano inteiro de preparação. Vejo as mulheres se tornarem estrelas, deusas do ventre no palco… elas chegam carbono e terminam o ano diamantes!”, parafraseia Claudia Lobato a poesia de Helena Kolody.
Além das poesias, o tema do espetáculo foram as flores, que dançaram coloridas em suas hastes. “A emoção estava à flor da pele, poeticamente falando, pois cada aluno entregou à plateia um vaso de torênia como recordação dessa memorável noite”, explica Milene Ribeiro.
A Cia de Dança conta a colaboração de professores voluntários dos ritmos, que ressaltam a dedicação e a superação dos desafios dos alunos. “Saibam que vê-los dançando no palco, sob as luzes cenográficas, caracterizados com o figurino, mostrando ao público o resultado de um ano intenso de aulas e ensaios, de uma maneira tão graciosa e transmitindo a alegria contagiante do forró é minha maior gratificação enquanto professor”, confidencia Solano Ribeiro.
“O momento é de júbilo e gratidão. Gostaria de expressar meus profundos agradecimentos aos grandes protagonistas desse espetáculo: ao público fiel, às responsáveis pela Fundação Cultural D. Vera Lúcia Borges e Tatiana Biaca; ao secretário municipal de Meio Ambiente Matheus Batista; aos fotógrafos Carlos Rodrigues e Thiago Casoni; à equipe de filmagem da WZ; às costureiras Lene, D. Rosa, D. Iraci e D. Sudária; ao estilista Zailton; à atriz Marli Knap; ao técnico de som João Gabriel, da RUP FM 107,7; ao iluminador Amador Rodrigues; ao professor de forró Marcelo Pereira; à Divino Sabor; às decoradoras Val Silva, Jéssica Ortiz e Alessandra Pedrangelo; e principalmente aos professores, ensaiadores e coreógrafos voluntários do projeto: Dalva Pontim, lara Mariane Milene Ribeiro, Solano Ribeiro, Claudia Lobato, Silvana Zandonadi, Márcia Mestrier e Tatiane Bortolucci”, finaliza Máriam Trier.
O show será reapresentado no dia 16 de dezembro na praça Arthur Thomaz, na programação natalina da Prefeitura Municipal.

Fotos:

Poesias selecionadas para o espetáculo:

“tem os que passam

um incêndio basta

pra consumar esse jogo

uma fogueira chega

pra eu brincar de novo.”

PENSO E PASSO

“Quando penso que uma palavra

Pode mudar tudo

Não fico mudo

Mudo

Quando penso que um passo

Descobre o mundo

Não paro o passo

Passo

E assim que passo e mudo

Um novo mundo nasce

Na palavra que penso.”

JARDIM DE HAIJIN

“à sombra de outra

pequena árvore cresce

para onde o sol nasce”

GESTOS

“Há gestos de dizer

e gestos de calar,

de pedir, de sofrer,

de ferir, de salvar.

Gestos densos e fechados como esferas,

gestos leves, radiantes como a luz.

Ondas que nascem, morrem e renascem

ao influxo poderoso das marés.”

CISTERNA

“Nem o bailado leve das avencas

Consola a água prisioneira.”

GESTAÇÃO

“Do longo sono secreto

Na entranha escura da terra,

O carbono acorda diamante.”

VERSOS DE ORGULHO

“Meus êxtases, meus sonhos,

meus cansaços…

São os teus braços dentro dos

meus braços,

Via Láctea fechando o Infinito.”

Florbela Espanca

DESABAFO

“Ser um ser humano

Sem tabu, sem preconceito