Pesquisadores do IFPR Umuarama publicam artigo sobre o Nível de Pressão Sonora Equivalente (Leq) da Cidade de Umuarama-Pr. – Campus Umuarama

Notícias

Pesquisadores do IFPR Umuarama publicam artigo sobre o Nível de Pressão Sonora Equivalente (Leq) da Cidade de Umuarama-Pr.

Publicado em

Copiado!
Print do artigo

Os docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo: Joyce Ronquim, Grasielle Cristina dos Santos Lembi Gorla e Otávio Akira Sakai publicaram recentemente o artigo: “NÍVEL DE PRESSÃO SONORA: CENÁRIO EM MEIO URBANO”, durante o Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) que aconteceu entre os dias 03 e 05 de outubro na cidade Porto Alegre- RS. O artigo teve como foco diagnosticar o comportamento do ruído na cidade de Umuarama-Pr, em diferentes anos, e comparar com a Lei Municipal complementar nº 065 de 22 de novembro de 1999 e a norma NBR 10151/2000. O estudo apontou que todos os valores coletados em diferentes vias da malha urbana e horários, extrapolaram os valores permissíveis indicados tanto pela norma municipal quanto pela NBR. Esse cenário ocasiona incômodo sonoro na população que reside na área urbana, possibilitando diversos problemas de saúde, como estresse, irritação, dor de cabeça, entre outros. Os pesquisadores esperam que mais estudos sobre ruído ambiental possam contribuir para conscientização da população em reduzir a poluição sonora. Assim como assessorar os órgãos competentes para melhor fiscalização e cumprimento da lei.

Topo