Parceria IFPR e IFSULDEMINAS – Campus Umuarama

Parceria IFPR e IFSULDEMINAS

Entre os dias 17 e 21 se setembro de 2018, realizou-se no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama, o Evento Científico – IFPR 2018. O evento englobou a III Semana Acadêmica de Biologia, a I Semana de Arquitetura e Urbanismo, o VI Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos (SETEC) e a VI Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech). Um dos palestrantes convidados foi o professor do Campus Inconfidentes, Dr. Marcos Magalhães de Souza, que falou sobre o tema “Bioindicadores e conservação de florestas”.
Durante o evento também foi estabelecida uma parceria entre o IFPR e o IFSULDEMINAS, por meio da professora Dra. Patrícia Pereira Gomes e do professor Dr. Marcos Magalhães de Souza, que juntos organizaram o projeto “Diversidade e monitoramento de insetos (Hymenoptera: Vespidae; Odonata; Diptera) e aracnídeos (Opilione) do Parque Nacional de Ilha Grande – Paraná”, uma demanda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gerencia essa Unidade de Conservação, a qual está inserida nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Com o apoio do ICMBio, estudantes e docentes do Campus Umuarama, juntamente com o Prof. Marcos Magalhães realizaram uma primeira visita em campo, nos dias 19 e 20 de setembro de 2018.
O projeto se estenderá até o fim de 2019 e consiste em um importante instrumento de cooperação técnica entre os IFs, bem como para o aperfeiçoamento de discentes na pesquisa e extensão, além de gerar dados inéditos para a fauna de invertebrados do Paraná.